TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raio,relampago,trovão

Seminário: Raio,relampago,trovão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Seminário  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

O que é um raio:

Um raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas. Tipicamente vem acompanhada pelo relâmpago, uma intensa emissão de radiação eletromagnética, e pelo trovão, além de outros fenômenos associados.

Esta é uma das mais violentas manifestações da natureza. Manifestação que, em uma fração de segundos, pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegam a:

• 125 milhões de volts

• 200 mil ampères

• 25 mil graus centígrados

O que é um trovão:

Chama-se de trovão o som produzido pelo raio. Os trovões sempre vêm depois dos relâmpagos pelo fato de a luz ser (300 mil km/s) mais rápida do que o som. As ondas sonoras provocadas por uma descarga atmosférica caracterizam o trovão. Surgem a partir da rápida expansão de ar devido ao aquecimento no canal de descarga. A duração do trovão depende do formato do raio, sendo que as ondas sonoras propagam-se em todas as direções a partir de todo o canal, resultando na grande diferença entre a parte mais próxima e a mais distante do ouvinte.

O que é um relâmpago:

Chama-se de relâmpagos ou coriscos o clarão que acompanha os raios. A luz é gerada pela descarga elétrica entre duas nuvens carregadas.

Sempre antes do som e provocando uma extensa luminosidade. Os relâmpagos de perto tendem a ter uma cor azulada, por sofrer atenuações, ou seja, perda gradativa de intensidade no ar, enquanto os mais distantes são percebidos como brancos ou alaranjados por estar mais longe do horizonte.

A descarga produz radiação eletromagnética com várias freqüências, inclusive luz visível, ondas de rádio e radiação de alta energia, que caracterizam os relâmpagos.

Como ocorre o raio:

Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica

Os raios podem ser classificados de acordo com sua origem, assim, eles podem ser:

• Da nuvem para o solo;

• Do solo para a nuvem;

• Entre nuvens.

Um raio dura em média meio segundo. Nesse intervalo de tempo vários fenômenos ocorrem entre eles os fenômenos físicos e climáticos. De acordo com a variação do clima os raios podem ser mais ou menos intensos. Algumas regiões do planeta têm tendência para a formação de descargas elétricas, originando os raios.

A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas, entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000 volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais. O ar que está entre as cargas, ao se ionizar, torna-se condutor, permitindo assim que ocorra uma forte descarga elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com