TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rama do processo de conciliação

Artigo: Rama do processo de conciliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  138 Visualizações

RAMA DO PROCESSO DE CONCILIAÇÃO

A partir de uma compreensão mais ampla de autocomposição, é possível afirmar que, em certo sentido, todos nós somos conciliadores ou mediadores. Afinal, em algum momento de nossas vidas, já interviemos numa discussão entre duas pessoas no trabalho, em família ou em nossas relações de amizade, auxiliando-as a negociarem uma solução. Assim, todos nós temos alguma experiência intuitiva na resolução de conflitos por meio do uso da conciliação.

A conciliação sobre a qual tratamos nesse roteiro, contudo, não é a que denominamos de conciliação informal ou intuitiva. Nosso enfoque será, pelo contrário, a conciliação técnica. Podemos definir esse tipo de conciliação como sendo um processo composto por vários atos procedimentais pelo qual um terceiro imparcial facilita a negociação entre pessoas em conflito, as habilita a melhor compreender suas posições e a encontrar soluções que compatibilizam-se aos seus interesses e necessidades.

Dentro do quadro geral de formas de tutela de interesses, a conciliação é considerada, por vários processualistas1, como sendo um método autocompositivo de resolução de disputas. Cabe registrar que a autocomposição pode ser direta (ou bipolar) como na negociação ou indireta (ou triangular) como na conciliação ou na mediação. No que tange à autocomposição indireta (ou também chamada de autocomposição assistida) vale registrar que para fins deste manual a mediação é definida como um processo no qua

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com