TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade Brasileira - Residuos Solidos

Trabalho Universitário: Realidade Brasileira - Residuos Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

Realidade brasileira

A grande maioria dos resíduos sólidos domiciliares no Brasil são coletados diariamente. Mas muito pouco desses resíduos são reaproveitados ou tratados de maneira correta, grande parte desse tipo de resíduos são jogados a céu aberto sem qualquer tipo de tratamento ou controle.

O resíduo domiciliar que é produzido todos os dias no Brasil, tem aproximadamente a seguinte composição em peso, 50%orgânico, 30% recicláveis e 20% rejeitos. Por não ser coletado corretamente, o resíduo orgânico acaba sendo enviado para o destino final, juntamente com os resíduos perigosos e com aqueles que não são coletados seletivamente. Dessa forma o destino dos resíduos acaba gerando uma grande despesa para a maioria dos municípios brasileiros, despesas que poderiam ser evitadas caso o resíduo orgânico fosse corretamente separado e encaminhado para um tratamento adequado.

Esses resíduos são gerados em expressivos volumes, impactando o meio ambiente, o ambiente urbano e também ajudando na proliferação de doenças, e de um liquido preto que escorre do lixo, chamado de chorume, que é capaz de penetrar no solo e contaminar mananciais subterrâneos e de superfície, como os rios e córregos. E junto com esse tipo de problema aparece também o desmatamento e a extinção de espécies, contribuindo para a poluição atmosférica.

É importante afirmar que no meio de tudo isso existem resíduos industriais, comerciais e hospitalares, e que as pessoas que separam esses materiais, conhecidos como catadores, contribuem para um mundo melhor gerando um ciclo de reutilização e reciclagem de objetos, agregando uma economia ambiental sustentável.

O Brasil tem uma cultura muito precária diante do assunto resíduos sólidos, poucas pessoas tem consciência de para onde vai o lixo que é coletado de suas residências, como ele é tratado, como ele é reaproveitado? e se é que é reaproveitado.

O governo Federal deveria investir mais em conhecimento sobre o assunto, deixando mais claro para a população o tamanho da dimensão do problema. Deveria investir também em um tratamento melhor e de mais qualidade para os resíduos de seu país, assim dando um retorno melhor ecológico e economicamente para o Brasil.

Os resíduos deveriam ser reaproveitados o máximo possível, assim diminuindo sua grande produção, investir em ideias como oficinas de reciclagens, deveriam ser levadas mais a serio em nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com