TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade ou ilusões

Tese: Realidade ou ilusões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 – PASSO 1-2.

Realidade ou Ilusões ---Debret

No texto abaixo vamos descrever um pouco sobre as obras de DEBRET (1758-1841) desenhista, pintor, que chegou ao Brasil em 1816, com outros artistas franceses, trazidos pelo príncipe Dom João VI.

Em suas telas ele retrata as cores e os costumes do Brasil, com especial destaque para o regime escravocrata do pais.

Nas obras de Debret, através de desenhos ilustrados ele mostrava a pobreza e a riqueza, nas primeiras décadas do século XIX. Mostrando Reis, Rainhas, luxo, poder, excesso de autoridade, entre outros. Como mostra a ilustração baixo:

Nessa época as pessoa brancas tinham comando de tudo, principalmente da riqueza, por isso, mantinham escravos sobre o seu poder. O luxo era indescritível entre essas pessoas, era muito visível a diferença social, tudo era com muita fartura, dinheiro, comida o luxo em si era grande a diferença de poder.

As imagens criadas por Debret por tanto, não são voltadas apenas para o registro de uma vida pretérita, mas também para o futuro, e também para o desenvolvimento de outras artes. Nas obras antes e depois existe a dor, a brutalidade uma ordem social escravista. Ali, há a violência do abandono, a desolação, mas também o retardamento da dor, o sossego do presente, única propriedade dos escravos condenado a uma existência cujas ações são sempre não livres.

Na imagem acima mostra mais ainda a diferença social, uns com muito e outros com quase nada, como mostra a ilustração acima, uma mesa farta de comida, e os escravos a seu dispor, crianças desnuda esperando por comoção para ganhar algum alimento.

Nesta ilustração acima Debret demostrava a punição dos escravos, eles eram castigados através de surras feitas em publico para serem mais humilhados e para mostrar aos outros escravos o que acontecia se houve desobediência .

Eram os próprios escravos que faziam isso sendo que esses escravos eram de total confiança de seus donos .Apesar da tristeza e ingnação dos outros escravos ninguém podia fazer nada ate mesmo que se fizessem alguma coisa seriam punidos igual ou pior.

Jean-Baptiste Debret (1768-1848)

Debret depois de muitos anos no Brasil retornou a França em 1831 nos deixando muitas riquezas em seus quadros onde retratou diversas senas brasileira muito da nossa realidade o dia-a-dia das pessoas humildes e dos escravos.

O registrar a vida da corte o cotidiano do Rio de Janeiro o comercio de escravos, a riqueza da flora, os costumes dos indiginas e dos negros, criou um importante acervo de fontes iconográficas sobre o Brasil das primeiras décadas do século XIX.

ETAP -2

A REPÚBLICA DA ESPADA – Por que o período que se estende de 1889 a 1894 foi chamado de República da Espada?

República – é uma forma de governo na qual um representante, geralmente denominado presidente, é escolhido pelo povo para ser chefe de pais.

O termo “Espada” faz referencia a atuação dos militares na transição entre monarquia e a república

Foi denominada Republica da Espada, pois o regime Republicano teve como presidente dois militares, sendo eles Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto. Um pequeno grupo de militares, insatisfeitos com a ação imperial, organizou um golpe que não foi prontamente identificado como tal. Muitos acreditavam que se tratava de uma parada militar. Assim, sem oferecer nenhuma resistência, Dom Pedro II saiu do poder pelas mãos de um golpe discreto e inesperado. O alagoano Deodoro da Fonseca, apesar de sua grande amizade com o monarca deposto, acabou por liderar o movimento que instituiu a república em nosso país, a 15 de novembro de 1889, dando fim a uma Monarquia em crise. Afastado do poder, dom Pedro II teve que deixar o Brasil. GUERRA DE CANUDOS - A chamada guerra dos canudos, revolução de canudos ou insurreição de canudos, foi o confronto entre o movimento popular de fundo sócio religioso e o exercício da republica, que durou de 1896 a 1897 na então comunidade canudo, no interior do estado da Bahia, no Brasil. Esta revolta, ocorrida nos primeiros tempos da Republica, mostra o descaso dos governantes com relação aos grandes problemas sócias do Brasil

ERA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com