TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realizando um processo contínuo e sustentável

Projeto de pesquisa: Realizando um processo contínuo e sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Os desafios da agenda 21 local consistem no planejamento voltado para a ação compartilhada, na construção de propostas pactuadas, voltadas para elaboração de uma visão de futuro entre diferentes atores envolvidos; Condução de um processo contínuo e sustentável; descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todas as etapas do processo. Os benefícios de se colocar em prática a agenda 21 podem até não ser notados no presente, mais em tempos futuros serão bem aproveitados gerações que estão por vir, são pequenas ações, como reciclar seu próprio lixo, reaproveitamento do óleo de cozinha (para depois se tornar sabão caseiro) e o descarte correto do lixo eletrônico.

Desenvolvimento

Para se construir um mundo mais sustentável é necessário executar simples ações:

1°- Reciclagem do lixo doméstico: É importante fazer a separação do lixo utilizado em casa

2°- Reciclagem do óleo de cozinha: Pode ser utilizado na fabricação de sabão caseiro.

3°- Descarte do lixo eletrônico: Seria a separação de baterias, celulares, computadores que não são mais utilizáveis e o descarte em postos apropriados.

4°- Reutilização de garrafas pet: Seu reaproveitamento pode ser para a parte de decoração de ambientes.

5°- Fabricação de adubo caseiro: Pode ser feito com cascas de frutas ou legumes, dispensando assim o uso de agrotóxicos.

6°- Reaproveitamento da água: Reutilização de águas residuais por máquinas de lavar coloque-a em potes e baldes separados para a reutilização pela lavagem dos pisos e banheiros.

7°- Utilização de sacolas ecológicas: Ao utilizar as sacolas ecológicas o usuário está substituindo aproximadamente 8 sacolas plásticas.

8°- Utilização de energia solar: Instalação de coletores solares em sua residência para que sejam usados em combinação e na redução do consumo de outros tipos de energia.

9°- Utilização de lâmpadas econômicas: A escolha pela lâmpada fluorescente, pois, mesmo sendo um pouco mais cara, acaba compensando na conta de luz. Investir na melhoria da qualidade de vida em sua casa, automaticamente beneficia a todos.

10°- Evitar o desperdício de alimentos: Sobras dos alimentos do dia anterior podem ser utilizadas na fabricação de bolos e tortas. Exemplo: frango, carne e arroz.

Conclusão

A educação ambiental é fundamental para que o cidadão adote a coleta seletiva e, embora não esteja formalizada nos currículos, muitas escolas já têm adotado a matéria em seus programas. Mas não é suficiente a escola ensinar, é preciso que em casa a gente torne as menores práticas hábitos arraigados e indissolúveis de um comportamento cidadão que desejamos incentivar em nossos filhos.

Referências bibliográficas

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local

http://www.atitudessustentaveis.com.br/categoria/atitudes-sustentaveis/

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »