TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção Em Pequenas Empresas

Trabalho Escolar: Recrutamento E Seleção Em Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 6

1.0 Recrutamento de Pessoal

Recrutamento pessoal consiste na satisfação das organizações e das pessoas, que se unem para um objetivo favorável a todos, onde o ponto de vista de ambos é agregar conhecimento e lucratividade. O processo de recrutamento de pessoal começa quando surge a necessidade de preenchimento de uma ou mais vagas de trabalho na empresa.

O setor responsável recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato, experiência exigida, qualificações etc. Independentemente do tipo de empresa, é recomendado que o setor que irá realizar o recrutamento saiba exatamente qual é o tipo de profissional que a empresa está buscando. Não considerando todos os detalhes deste perfil pode comprometer o processo de contratação.

Conforme Chiavenato:

‘’Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos e oferecer competências para a organização’’. (Chiavenato, 2009 p.68)

Introdução ao Recrutamento de Pessoal

Fonte: (Pontes, 2010 p.89)

1.2 Recrutamento Interno

Quando se opta por Recrutamento Interno levamos em consideração a motivação e a elevação das qualificações dos profissionais, fazendo com que os mesmos buscam sempre a excelência dentro de suas atividades, sendo sempre reconhecidos internamente.

Para que haja êxito nos profissionais internos contratados buscam-se avaliações de planejamento para seu novo cargo, já que o profissional interno esta adaptado a cultura organizacional. Quando se opta por um recrutamento externo esse tipo de adaptação pode ocorrer em maior escala levando em consideração custo, tempo e beneficio. (Pontes, 2010 p.107-108)

Conforme Pontes:

‘’O recrutamento interno traz para a organização uma série de vantagens. A primeira, e talvez a mais importante, é que, com a política de valorização dos profissionais internamente, há elevação do moral interno. É o reconhecimento que a companhia faz aos funcionários que estão aprimorando seus conhecimentos, aumentando suas capacitações e têm desempenhado bem suas tarefas atuais’’. (Pontes, 2010 p.107)

Introdução ao Recrutamento Interno.

Fonte: (Pontes, 2010 p.105)

1.3 Recrutamento Externo

O Recrutamento Externo tem suas vantagens, quando se diz respeito, a novas idéias que os candidatos podem trazer de suas experiências profissionais adquiridas. Conforme esquema abaixo:

Introdução ao Recrutamento externo

Fontes de recrutamento

(Contato direto empresa-mercado)

(Chiavenato, p.84, 2009)

Apresentação espontânea é quando o candidato se apresenta nas empresas e o mesmo preenche uma ficha de inscrição, quando não se enquadra nas oportunidades, a ficha é arquivada para uma futura seleção, para que haja um maior conhecimento do potencial do candidato é bom fazer uma rápida entrevista, ficando mais fácil de ser selecionado pela a equipe de Recrutamento e Seleção. Segundo Pontes:

‘’Na ocasião em que o candidato apresentar-se na empresa é solicitado a ele o preenchimento da ficha de Inscrição, e, se não houver vagas naquele momento, a ficha após a analise, será arquivada para futuras consultas’’.(Pontes, 2010 p.115)

Recrutamento por meio de funcionários é quando os funcionários se tornam uns intermédios no processo de seleção, indicando algum conhecido e já passando alguns conhecimentos adquiridos na entidade, ajudando no processo de recrutamento. Segundo Pontes:

‘’As grandes vantagens de utilização desta fonte são os custos, rapidez e coparticipação dos empregos. Nada custa a empresa solicitar que seus empregados apresentam conhecidos’’. (Pontes, Benedito, 2010 p.116)

Recrutamento em escolas é um tipo de recrutamento que ocorre quando a empresa opta em treinar jovens funcionários, nas vagas de estagiários, administrativo, técnicos e media gerência, para recrutar esses tipos de jovens a empresa busca em escolas, escolas de níveis técnicos, e escolas de especialização e pôs- graduação para os profissionais de média gerência. Segundo Pontes:

‘’Uma excelente opção, principalmente pelas empresas que preferem treinar jovens funcionários. As escolas podem ser utilizadas no recrutamento de candidatos para diversas vagas na empresa: estagiários, administrativo, técnicos e média gerencia’’. (Pontes, Benedito, 2010, p.121,)

Recrutamento pela internet é uma fonte na qual a empresa cria um campo de recrutamento em seu site, no qual fica aberto o envio dos currículos mesmo se houver ou não houver vagas, mantendo assim sempre atualizado o seu Processo de Recrutamento, outra maneira é de divulgar as vagas abertas, restringindo assim o envio dos mesmos, ou também divulgar anúncios em jornais ou revistas, informando para os candidatos enviarem os currículos para algum e-mail específico da empresa, eliminando assim o envio via correio, tornando o Processo de Recrutamento mais ágil. Segundo Pontes:

‘’Consiste na criação, no site da empresa, de um campo que possibilite ás pessoas o cadastro em processos de recrutamento. Existem várias possibilidades na utilização da Internet’’. (Pontes, Benedito, 2010 p.122)

Agências de emprego: ‘’As agências que chamamos de tradicionais são as que mais se ocupam com o recrutamento de pessoal operacional, administrativo e técnico de nível médio’’. ‘’As agências que denominamos consultorias para empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com