TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento Externo

Seminário: Recrutamento Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 6

Recrutamento Externo

O salão de Beleza Bertocci, abre vagas para candidatos potencialmente qualificado, capazes de assumirem cargos de cabeleiro e manicure/depiladora. Para essa modalidade utilizamos vários meios de divulgação tais como:

• Instituições de ensino;

• Jornais impressos e mídias;

• Sites de relacionados ao foco do processo seletivo;

• Redes sociais (Facebook, twitter etc.).

• Agências de Emprego, consultoria de RH;

Com esses métodos nós possibilitamos contato com as maiores variedades de perfis de profissionais existentes no mercado e com uma grande quantidade de candidatos para o recrutamento.

A seleção tem como objetivo contratar o candidato que se adeque melhor ás necessidades das vagas disponíveis.

Etapas de Analise Curricular

Através do currículo será feito uma analise, onde está descrito a formação do candidato. Atendendo a uma solicitação exigida no anúncio divulgado.

• Recebimento dos currículos;

• Separação dos candidatos dentro do perfil para os cargos;

• Contato por telefone ou email para comunicar resultados dos testes dos selecionados;

• Testes preliminares para os cargos;

• Selecionados os melhores;

• Nova bateria de testes Psicológicos,

• Entrevistas preliminares para o cargo dos melhores;

• Aprovado vai fazer exames médicos;

• Entrega dos documentos;

• Posse definitiva do cargo;

Etapas de Entrevistas

È a mais importante de um processo de seleção. Um momento em que olhando nos olhos do candidato, o recrutador consegue comprovar intuições e tirar todas as duvida possíveis. A entrevista técnica é desenvolvida por o entrevistador com conhecimentos compatíveis. Não é possível prever, contudo qual a profundidade e a forma de abordagem de tal entrevista, nem o tipo de entrevistador. Mas é possível prever que será necessário, de sua parte, um desempenho a um tempo técnico.

“Para Toledo (1992), a entrevista é um instrumento fundamental na Seleção de Pessoal, é basicamente uma fonte coletora de fatos aparentes e de fatos passados”.

Teste Prático

È uma maneira pratica de testa o candidato. No momento é dada ao líder de área e ao candidato, a oportunidade para uma entrevista técnica e noção sobre área de trabalho, onde consegue ter a noção geral sobre as expectativas do outro.

Conhecimentos Gerais

Podem ser gerais ou específicas. Os gerais procuram avaliar o grau de cultura geral do candidato. Essas provas têm baixa correlação com o desempenho profissional imediato, mas servem para compreender melhor o universo do candidato e sua atitude pessoal – profissional. As provas específicas procuram avaliar os conhecimentos profissionais que o candidato possui, indispensáveis para o bom desempenho da função. Esses instrumentos devem ser desenvolvidos e validados internamente na empresa para não eliminar bons candidatos.

Os questionários são processos para adquirir dados acerca das pessoas, sobretudo interrogando-as e não observando-as, ou recolhendo amostras do seu comportamento”

1. Por que você está mudando de emprego?

2. Por que você foi demitido?

3. Por que quer trabalhar aqui?

4. Quais suas principais realizações ao longo da carreira?

5. Quais seus principais fracassos?

6. Quais seus pontos fortes?

7. Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos?

8. Quais são suas motivações?

9. Consegue trabalhar sob pressão?

10. Conte sobre sua família? O que faz nas horas vagas?

11. Qual sua pretensão salarial?

12. Como você avalia a empresa em que estava?

13. Quais seus planos para o futuro?

14. O q melhor o qualifica para o cargo em questão?

15. Por que devo contratar você?

Postura do Entrevistado

Os requisitos do cargo a ser preenchido influenciam os métodos do recrutador para encontrar candidatos satisfatórios. Ele pode influenciar nas percepções dos candidatos.

Neste sentido, Chiavenato (1999) diz que quando os recrutadores são escolhidos e treinados, o processo de recrutamento tem mais chances de ser bem sucedido, pois os mesmos causam forte impressão nos candidatos podendo ser positiva ou negativa. Os recrutadores que são percebidos como agressivos, mostram uma imagem negativa da empresa e diminuem no candidato o desejo da vaga proposta.

Remuneração Politicas e cargos e salários

O Plano de Cargos e Salários (PCS) é um dos principais instrumentos de gestão, que garante o equilíbrio interno (relação entre cargos e salários) e externo (realidade de mercado), com o objetivo de estabelecer políticas e critérios claros de remuneração essenciais à captação e retenção de talentos, delineamento de carreira, gestão de custos, desenvolvimento de pessoal e melhoria do clima organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com