TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes De Recrutamento Externo

Dissertações: Fontes De Recrutamento Externo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

FONTES DE RECRUTAMENTO EXTERNO

Os anúncios em jornais e revistas especializados normalmente são utilizados no recrutamento de cargos de gerência, direção, supervisão e cargos administrativos. A vaga a ser divulgada na revista ou jornal deve ser direcionada para o público deste meio de comunicação.

Os anúncios são considerados um meio de comunicação acessível muitos candidatos. Daí a necessidade de cuidados ao utilizá-lo, como escolher o dia da semana para publicação, o tamanho do anúncio, se vai ser aberto, semiaberto ou fechado, além de ter cuidado especial com a ortografia e gramática.

Alguns anúncios nem sempre são feitos no espaço destinado a empregos, mas no meio das notícias relacionadas à vaga.

Alguns cuidados para a construção de um anúncio:

Fonte: Clipart

CONSTRUÇÃO DO ANÚNCIO

• Deve chamar a atenção do público alvo do recrutamento.

• Deve ter informações sobre a o cargo a ser preenchido.

• Deve constar os requisitos do perfil profissional.

• Deve despertar o interesse pela vaga.

• Deve criar o desejo da pessoa de fazer parte daquela organização.

• Deve provocar uma ação no candidato.

Fonte: Clipart

A utilização de agências de recrutamento é uma outra forma de recrutar candidatos. Estas agências podem ser operadas pelo governo federal, estadual ou municipal; operadas por organizações não governamentais (ONG), ou associações profissionais e sindicatos; ou mesmo por agências de empregos. O custo deste tipo de recrutamento está relacionado ao salário do cargo a ser preenchido. Estas agências também desenvolvem o trabalho de headhunter, que consiste em recrutar profissionais para cargos executivos.

Já cartazes e anúncios fixados em locais visíveis têm um baixo custo e atingem um grande número de pessoas. Esta técnica é mais direcionada para cargos de auxiliares e operários que não necessitam de muita qualificação. São fixados em ônibus, terminais de ônibus, metrô, próximo à organização, ou seja, em locais onde haja um grande trânsito de pessoas.

O contato com escolas, universidades, agremiações e divulgação em eventos também pode ser uma fonte de recrutamento.

Algumas empresas têm uma rede de contato com outras empresas, do mesmo ramo ou não. Asssim, elas trocam currículos entre si, ou fazem indicações de profissionais disponíveis no mercado, realizando um intercâmbio de informações sobre o mercado de trabalho e também de currículos e vagas.

A indicação de funcionários pode ser uma técnica bastante útil para aquelas organizações que permitem que familiares e colegas trabalhem na mesma organização. Tem baixo custo e os candidatos já vêm pré-selecionados, pois normalmente o funcionário se sente corresponsável pelo candidato e possivelmente não vai indicar alguém que ele avalie como sendo um funcionário que não faria um bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com