TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento Tipos

Casos: Recrutamento Tipos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

O recrutamento externo realiza-se quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho.

A procura no mercado requer a definição a priori da estratégia a seguir, estando esta dependente de duas variáveis que função se pretende preencher e que vantagens desvantagens pode trazer para a empresa a sua identificação como empregadora.

Vantagens do Recrutamento Externo: O Recrutamento externo apresenta vantagens como:

*Ingresso de "sangue novo" na organização, trazendo novas formas de pensar que permitem alargar as competências existentes.

*Os custos são menores do que com a formação dos colaboradores.

*A imagem da empresa como empregadora é reforçada.

Desvantagens do Recrutamento Externo: As desvantagens do recrutamento externo são as seguintes:

*É mais dispendioso em tempo e em custos comparativamente ao recrutamento interno.

*O nível de segurança é inferior ao do recrutamento interno, pois não se conhecem os futuros colaboradores e existe risco de um recrutamento inadequado.

*Pode originar desmotivação entre os colaboradores da organização.

Recrutamento Misto:

O recrutamento misto apresenta-se como alternativa para ultrapassar as desvantagens de optar apenas por um recrutamento interno ou externo. Esse tipo de recrutamento poder-se-á fazer mediante várias formas de entre as quais destacam-se as seguintes:

* As vagas existentes são divididas pelos candidatos internos e externos cabendo metade das vagas a cada grupo.

*Procede-se em primeiro lugar ao recrutamento interno, sendo que o recrutamento externo apenas terá lugar se ainda existirem vaga.

* Os candidatos internos e externos passam a ter as mesmas oportunidades sendo que a avaliação de todos os candidatos é efetuada em gabinetes externos á organização para que a avaliação não sofra influências.

Recrutamento On-Line:

O recrutamento on-line,recrutamento eletrônico ou eRecruitment "são designações que representam uma das mais atuais, úteis e dinâmicas aplicações das tecnologias de informação no domínio da gestão de pessoas". O recrutamento online é definido como " o processo de recrutamento realizado via eletrônica, através da Internet ou da Web".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com