TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo De Recrutamento:

Monografias: Tipo De Recrutamento:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 3

Escolha do tipo de Recrutamento:

O próximo passo consiste em escolher o gênero de Recrutamento mais indicado para cada caso. Apresentamos assim cinco tipos de Recrutamento: Recrutamento Interno, Recrutamento Externo, Recrutamento Misto, Recrutamento On - Line.

Recrutamento Interno:

Quando Existe um cargo para o qual é necessário efetuar Recrutamento, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), Transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal). Desta forma, o recrutamento interno realiza-se mediante: a) Um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e /ou do jornal da empresa; b) Verificação dos ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção; c) Existência de um plano de carreira.

O Concurso Interno trata-se de dar a conhecer aos colaboradores da empesa o cargo vago, por meio me anúncios nos painéis informativos ou na internet, convidando-os a candidatar-se dentro de um prazo estipulado. Os candidatos interessados deverão ser entrevistados e investigados em relação a sua motivação para a candidatura.Deverão também receber feedback acerca do seu grau de ajustamento ao cargo.

Vantagens do Recrutamento Interno: O Recrutamento Interno apresenta as seguintes vantagens:

* É mais econômico em termos de tempo e dinheiro comparativamente com recrutamento externo.

* É mais provável escolher o candidato adequado.

* Aumenta a motivação dos colaboradores.

Desvantagens do Recrutamento Interno: As desvantagens do recrutamento interno são as seguintes:

* Pode gerir conflitos de interesses entre colaboradores com os mesmos interesses e nas mesmas condições.

* Existe a necessidade de gestão das expectativas frustradas dos candidatos excluídos.

* Pode gerar desvalorização da autoridade dos colaboradores promovidos visto existir familiaridade entre ambas as partes.

Recrutamento Externo:

O recrutamento externo realiza-se quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho.

A procura no mercado requer a definição a priori da estrategia a seguir, estando esta dependente de duas variáveis que função se pretende preencher e que vantagens desvantagens pode trazer para a empresa a sua identificação como empregadora.

Vantagens do Recrutamento Externo: O Recrutamento externo apresenta vantagens como:

*Ingresso de "sangue novo" na organização, trazendo novas formas de pensar que permitem alargar as competências existentes.

*Os custos sao menores do que com a formação dos colaboradores.

*A imagem da empresa como empregadora é reforçada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com