TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recuros Didaticos Metodologicos

Trabalho Escolar: Recuros Didaticos Metodologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  11.910 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimento de ensino é o modo como o professor vai se organizar para alcançar o seu objetivo no sentido de fazer com que o aluno entenda o assunto que será explicado. É uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

Daí o surgimento do plano de aula onde deverá conter a estratégia, os métodos e as técnicas. Esse plano de aula não é fixo, ou seja, é maleável porque conforme ensinamos, os alunos vão apresentando dúvidas, muitas vezes não previstas nesse planejamento.

Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.

Os recursos servem para despertar o interesse, provocar discussão e debates que auxilia o professor e o aluno na interação do processo ensino-aprendizagem.

O professor tem que buscar recursos didático-metodológicos que sejam capazes de mudar as atitudes dos alunos em relação ao ensino, pois as estratégias e metodologias escolhidas é que fazem toda a diferença em uma sala de aula, portanto é de total importância no trabalho pedagógico. É através destes recursos que a motivação para aprendizagem é adquirida.

Os recursos didáticos mais usuais seriam os livros didáticos, o quadro negro e os textos.

Data show, computadores são os mais importantes nesse processo didático-metodológico. Não podemos fugir da tecnologia, temos a obrigação de andar lado a lado com ela. As possibilidades que o computador traz são infinitas e quando usado para a educação obtém-se resultados fantásticos no processo ensino-aprendizagem. O data Show ajuda o professor a ficar menos cansado, o quadro negro toma muito tempo e esse tempo pode ser aproveitado dedicando-o nas aulas projetadas, fazendo com que o professor tenha mais ânimo em apresentar o conteúdo preparado.

Outro principal fator no processo ensino-aprendizagem são os jogos e brincadeiras que podem possibilitar um ambiente a se tornar descontraído além de motivar e promover a concentração.

Alguns exemplos como: palavras cruzadas, bingo de números ou de palavras, xadrez, dominó, dama, gincanas, quebra-cabeça, jogo da memória e muitos outros são dicas a serem seguidas pois motivam os educandos a “aprender brincando”. Devemos priorizar a descontração, a interatividade mostrando que as atividades em equipe são importantes quando aplicadas corretamente.

Assim, os jogos serão sempre um excelente recurso didático a ser utilizados como elemento no processo de ensino aprendizagem, enriquecendo as aulas.

A utilização do vídeo é outro fator importante quanto ao estímulo às aulas, pode produzir um ambiente construtivista de aprendizagem, em que o conhecimento dos alunos sobre o tema é valorizado, no qual se promove a interatividade em busca de soluções para problemas reais do cotidiano. O vídeo não deve servir apenas para reproduzir os conteúdos, mas para produzir novas formas de interação entre o conteúdo, os alunos e o ambiente natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com