TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme como recurso metodológico mobilizador do uso do livro didático

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.729 Palavras (27 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Departamento de Metodologia do ensino de Ciências Sociais

Graduação em Ciências Sociais – Licenciatura

 Kerolin E. da Costa

 Mara Suzana de Souza

O Filme como recurso metodológico mobilizador

do uso do livro didático

Florianópolis, SC

2014

Sumário

Introdução        

O Filme como recurso didático: uma visão sociológica        

Análise do filme “Pro dia nascer feliz”        

O filme dentro do livro didático: Sociologia para o ensino médio de Nelson Dacio Tomazi e o livro dentro do filme        

O filme dentro do livro        

O livro dentro do filme        

A estrutura social e as desigualdades, livro didático x filme “Pro dia nascer feliz”        

Considerações finais        

Referências        

Introdução

Florestan Fernandes no texto intitulado “O ensino de sociologia na escola secundária brasileira”, aludia à importância do ensino da Sociologia na escola secundária brasileira como um dos meios de formação do indivíduo cidadão, capaz de compreender e atuar criticamente diante dos dilemas da moderna sociedade urbano-industrial.

Sabendo da importância da Sociologia, pensamos de que maneira, então, tornar a aula de Sociologia mais produtiva e ao mesmo tempo fazer com que esse indivíduo seja capaz de pensar criticamente a sociedade. A partir disso pretendemos trazer como problemática do nosso trabalho uma análise a respeito do filme como um recurso didático nas aulas de Sociologia (Ciências Sociais) que pode ser utilizado na sala de aula para mobilizar os alunos a refletirem o que estão vendo, ou seja, pensarem criticamente naquilo que estão vendo, e não, apenas um entretenimento de aulas vagas, de passatempo, enfim o filme como uma fonte para o conhecimento.

Em um segundo momento, refletimos como podemos pensar na importância de um entrelaçamento do filme com o livro didático, onde aquilo que está nos livros pode ser considerado abstrato, no sentido de que o aluno às vezes não consegue captar as ideias que o livro está passando. Neste sentido o filme pode ser utilizado na sala de aula como um recurso para o professor, adentrar nos temas trazidos nos livros, e debater os assuntos correlacionando com o que o aluno viu no filme.

O entrelaçamento desses recursos pode servir na medida em que o professor consegue tornar uma realidade social mais próxima do aluno. Pois de acordo com Florestan Fernandes o ensino das Ciências Sociais pode cumprir um papel muito importante, isso porque elas podem afetar diretamente na formação de atitudes dos indivíduos no sentido de aumentar a eficiência de se pensar racionalmente as relações entre os meios e os fins em qualquer setor da vida social.

Neste sentido entendemos a importância de trazer à tona a problemática da relação entre recursos didáticos justamente para compreender em primeiro plano a importância desses recursos nas aulas de Ciências Sociais (Sociologia), como um aparato para o professor conseguir trazer um assunto que muitas vezes é complexo para o aluno e que se juntarmos esses dois recursos (livro didático e filme), poder-se-ia fazer com que os alunos despertem uma consciência política, e entendam de fato um conteúdo do livro a partir de trechos do filme em uma perspectiva crítica.

O filme, então, torna-se um facilitador do livro, na medida em que a linguagem do filme é mais acessível que a linguagem do livro. Assim, a articulação entre os recursos se torna pertinente na medida que se projeta um caminho que parta da “simplicidade” e do caráter ilustrativo do filme (o qual pode servir também para criar uma vivência comum entre os alunos) de modo a servir como base empírica das reflexões pretendidas pelo repertório conceitual presente do livro.

Por entender que o filme é um recurso didático relevante no ensino de Sociologia, o texto faz uma análise sobre como entender este recurso e apropriá-lo ao contexto da sala de aula. Para isso, segue uma análise possível do documentário “Pro dia nascer feliz”, associada às possibilidades que o livro didático traz de entendimento das mídias e suas implicações sociais. Disto, resulta um confronto entre livro e filme/documentário relacionado a temática central arguida na película e sua abordagem teórica no livro didático.

O texto não pretende entrar no mérito sobre questões estruturais das escolas. Nosso objetivo é demonstrar possibilidades didático-pedagógicas para o ensino de Sociologia. O filme tomado como elemento de exploração de contextos e análise visual para reconhecimento e entrelaçamento com a teoria no plano das relações sociais, mesmo que de forma metafórica. Pois quando se faz observação participante não há possibilidades, como no filme, de se ter uma ampla visão do contexto. Mas acreditamos que o recurso - filme - pode conseguir despertar, no aluno, o entendimento e reflexão para maior consciência sobre si e os “outros”, contribuindo para a “formação integral” do educando.

O Filme como recurso didático: uma visão sociológica

O desenvolvimento cada vez mais intenso dos audiovisuais com funções cada vez mais aperfeiçoadas e interativas, faz com que a vida das pessoas esteja cada vez mais ligada a esses tipos de produtos, sendo possível até mesmo inferir que criou-se uma dependência. Assim, percebemos que isso também vem ocorrendo no espaço escolar. O audiovisual entra na escola como mais um mecanismo (recurso) para o professor e aluno. No entanto, entendemos que o uso de filmes como um recurso didático, pode servir tanto para instigar o aluno a refletir, ou somente como um recurso sem nenhum propósito educativo. Com isso acreditamos que: “o filme na escola pode e deve ter a capacidade de influenciar os alunos de forma a envolvê-los, transformando seu modo de conhecer, pensar, agir e estar no mundo” (ALVES, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (234.1 Kb)   docx (138.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com