TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná-UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; Saúde e segurança do trabalho; Gerência, motivação e liderança; Seminário IV.

Professores Orientadores: Bruno S. Moreno; Fábio H.Ribeiro; Henry T. Nonaka; Marilucia Ricieri.

[pic 12]


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        3

2- DEFINA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO        4

   2.1- Programa de Treinamento        4

   2.2- Tipos de Treinamentos        6

   2.3- Dinâmicas de Grupo e Jogos         7

   2.4- Vantagens da dinâmica de grupos e jogos        7

   2.5- Avaliação de resultados de um treinamento        8

3- RESPONSABILIDADES EM CASO DE ACIDENTES GRAVES/FATAIS        8

   3.1- Programa de Saúde e Segurança no Trabalho        8

   3.2- Planejamento do Programa de Saúde e Segurança no Trabalho        9

   3.3- Importância do PPRA e PCMSO        9

4- LIDERANÇA        9

      4.1- Autoridade Formal        9

      4.2- Liderança Autocracia        10

      4.3- Liderança Democracia        10

      4.4- Liderança Carismática        10

      4.5- Liderança Transacional        10

CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS        13



1- INTRODUÇÃO[pic 13]

Ao fazer uma análise das disciplinas que estão sendo estudadas neste quarto semestre do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, busquei descobrir, qual a importância da aplicação das ferramentas apresentadas nas disciplinas de: Treinamento, desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde e segurança do trabalho; Gerência, motivação e liderança. Este trabalho aborda um estudo bibliográfico sobre o conceito de treinamento, desenvolvimento, dinâmica de grupo, jogos, programa de segurança, saúde e qualidade no trabalho, PPRA, PCMSO.

Também conceitua liderança, autoridade formal e ao estudo de liderança autocracia, democracia, carismática e transacional, explicando suas definições e a importância de ambos para a organização. A pesquisa abrange ainda, aspectos envolvidos nos programas de treinamento, o planejamento, as etapas, dinâmicas e jogos, como itens integrantes desse processo.

Ressalva-se ainda, a avaliação dos resultados de treinamento e desenvolvimento e o programa de segurança, por sua vez, responsável pela implementação de práticas preventivas para prevenção de acidentes.

2- DEFINA TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.[pic 14]

A cada dia que se passa o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e desafiador. E toda essa competitividade exige que as empresas tenham funcionários mais habilidosos, profissionais mais capacitados para saberem enfrentar os desafios impostos pelo mercado. Para isso as empresas estão investindo em treinamento e desenvolvimento. O treinamento é um processo que promove aquisição de habilidades, conceitos e atitudes, estimulando o aprendizado dos funcionários, objetivando a mudança de comportamento permanente, sendo focado em objetivos de curto prazo. É o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, aumentar o conhecimento, em outras palavras ensinar o funcionário a desenvolver suas atividades.

O desenvolvimento é um processo a longo prazo, de aperfeiçoamento das capacidades dos empregados com o objetivo de torná-los membros valiosos para a empresa. Ou seja, o foco do desenvolvimento é o desempenho futuro das pessoas na organização e para isso as empresas fazem uso de alguns métodos que auxiliam nesse processo como a participação em cursos, seminários, etc.

De uma forma mais definia o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, e já o desenvolvimento se aproxima mais da educação, do crescimento pessoal, em nível de conhecimento, habilidade, a fim de torná-los futuros membros valiosos das organizações.

2-1- Programa de Treinamento.

Para implantar um programa de treinamento na sua empresa é preciso planejar, não é simplesmente contratar um programa pronto de treinamento de alguma empresa de consultoria, o processo de treinamento é muito mais complexo do que se imagina e envolve a realização de quatro etapas, que são: o levantamento das necessidades de treinamento, a elaboração do programa de treinamento, a implementação desse programa e a avaliação dos resultados obtidos. Depois dessa etapa concluída vamos nos concentrar em fazer o planejamento do treinamento, pensando em questões relacionadas ao conteúdo do treinamento, quais os funcionários precisam de treinamento, quem será o condutor das atividades, quando o programa deve ser colocado em prática, e em que local será realizado.

De maneira bem detalhada Graceffi (2006, p.24) argumenta que o planejamento do treinamento: consiste em quantificar, escolher quando e como suprir as necessidades já definidas e quais recursos humanos, materiais e financeiros serão necessários mobilizar. Para isso sigamos o seguinte roteiro: a elaboração e realização de um planejamento de pessoal é importante que algumas questões críticas sejam respondidas pelo gestor de equipes, tais como identificadas por Portal Educação (2013):

  • Quantificar o treinamento necessário;
  • Definir a época ideal para o treinamento;
  • Classificar as necessidades quanto ao conteúdo;
  • Eleger a metodologia para cada necessidade de T&D;
  • Documentar os eventos de treinamento;
  • Programar os eventos de treinamento;
  • Identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;
  • Orçar os investimentos e apresentar o plano de treinamento – obter a aprovação.

Cada um desses itens deve ser planejado cuidadosamente pois o programa de treinamento deve atingir as reais necessidades da empresa, por meio de um planejamento sério, competente e focado na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (158.3 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com