TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Sistema de Ensino a distância

curso: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

IZABELA BEZERRA ALVES DE ASSIS SANTOS

Relevância do planejamento dos processos de rh 

PETROLINA

2014

IZABELA BEZERRA ALVES DE ASSIS SANTOS

Relevância do planejamento dos processos de rh 

Trabalho apresentado à Equipe de Professores do 3° Semestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), como requisito parcial de avaliação das disciplinas do semestre letivo 2014.1

Professores orientadores:

Rinaldo Lima

Jossan Batistute

Vania Machado

Cláudia Cardoso M.

Ana  Céli Pavão

PETROLINA

2014

Índice

Pág

1.

Introdução

2.

Desenvolvimento

2.1.

A empresa

2.2.

Psicologia organizacional e gestão de pessoas

2.3.

Comportamento, clima e cultura

3.

Considerações finais

1- Introdução

O presente trabalho consiste em avaliar as práticas em gestão no restaurante Fellini, um empreendimento familiar bastante premiado no Rio de Janeiro pelos seus pontos diferenciados em relação a outras empresas do mesmo ramo, tais como gestão de pessoas e atendimento aos clientes.

Neste trabalho serão abordadas práticas gerenciais inovadoras e quem vem produzindo excelentes resultados, como satisfação e alcance das metas planejadas pela empresa, comprometimento e motivação por parte dos funcionários, e melhor percepção da relação custo-benefício por parte dos clientes, associando todas essas práticas com a teoria acerca da psicologia organizacional nas empresas, gestão de pessoas, comportamento, clima e cultura nas organizações.    

2 – Desenvolvimento

2.1. A empresa

O restaurante Fellini esta localizado em uma simpática casa de esquina no bairro nobre do Rio de Janeiro. Desde 1993, se tornou um dos pontos de referência no Leblon.

Cardápio variado, iguarias por preço acessível, sobremesas irresistíveis, esses são alguns dos atrativos que pautam a escolha de cerca de 800 pessoas por dia. Segundo o seu principal gestor e fundador, Nelson Laskowsky: “O segredo é nunca cair na mesmice”. O restaurante não chegou por acaso ate aonde sonhara seu fundador. “Foi preciso trabalhar muito durante anos, até chegar aonde queria”, revela Nelson.

O Fellini é um restaurante familiar ganhador de diversos prêmios da área de gestão de pessoas e atendimento ao cliente.

2.2. Psicologia organizacional e gestão de pessoas

Psicologia organizacional é ciência do comportamento humano (e não humano), da cognição, da emoção e da motivação. O campo da psicologia organizacional tem duas divisões: industrial (recursos humanos) e a organizacional (aumentar o bem-estar dos funcionários no ambiente do trabalho).

Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Os seis processos básicos de Gestão de Pessoas são: (1) processo de agregar pessoas (recrutamento e seleção), (2) processo de aplicar pessoas(análise e orientação), (3) processos de recompensar as pessoas (incentivo,remuneração), (4) processo de desenvolver pessoas (treinamento,desenvolvimento), (5) processos de manter as pessoas (condições, qualidade de vida), (6) processo de monitorar as pessoas (controlar, banco de dados).

Na Fellini, é observada a gestão participativa, onde a família se divide na direção da empresa e os funcionários são integrados e representados num comitê, onde são debatidos quinzenalmente o que tem ocorrido no restaurante e são tomadas as decisões acerca de vários assuntos administrativos de interesse da empresa. Todos tem a preocupação com o dia a dia da Fellini, pois quanto melhor o desempenho, maior será a distribuição de ganhos entre eles, prática adotada pela empresa para garantir maior motivação entre seus colaboradores, aproveitando os funcionários como uma ferramenta de gestão de pessoas para manter a excelência em atendimento e qualidade dos serviços.

A equipe de gestão acredita no atendimento diferenciado e personalizado para consolidar-se como uma empresa de qualidade, tendo como objetivos reter os clientes e permitir que os funcionários participem ativamente da gestão.

São observadas também técnicas diferenciadas no recrutamento e seleção, onde buscam pessoas indicadas pelos próprios funcionários, e levantamento histórico do candidato, verificando aptidão com o serviço e a ideologia desses com as empresas anteriores. Existe também um programa de integração promovido pela gestão onde é designado alguém com mais experiência e que é do mesmo ramo, para acompanhar e ensinar as funções aos funcionários novatos.

   

2.3. Comportamento, clima e cultura

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.  

Os estudos de CO têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com