TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

        


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.................................................................................................... 3

2 – OBJETIVOS..........................................................................................................5

3 - DESENVOLVIMENTO.  ........................................................................................6

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................11

5 - REFERÊNCIAS.....................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentara um resumo bibliográfico sobre o conceito e as praticas da gestão por competência, gestão por conhecimento, Empreendedorismo e planejamento de carreira nas organizações e como estes temas se unem pelo sucesso das organizações.

Mediante o cenário atual vale a pena analisar as principais transformações no mundo do trabalho e das organizações, as mudanças acontecem no dia a dia e o ambiente organizacional da atualidade mudou bastante e a gestão de pessoas acompanhou estas mudanças o que exige do trabalhador atualização constante de saberes e grande disposição para enfrentar a aventura de conhecer e atribuir novos significados ao mundo em profundas mudanças. A Gestão por Competências é um modelo de gestão que possibilita às organizações e aos gestores, a capacidade de gerir conhecimentos, atitudes e habilidades dos seus colaboradores, desenvolvendo-os, motivando-os e consequentemente aproveitando-se o melhor que os mesmo têm a oferecer em termo de competências individuais, adequando-as às suas necessidades, gerando competências organizacionais e buscando o desenvolvimento de vantagens competitivas no seu mercado de atuação. Dutra (2004), afirma que “as empresas e os indivíduos trocam competências continuamente”, num ciclo favorável e renovável, o que contribui quantitativa e qualitativamente nos resultados da empresa (visão, missão, objetivos e metas organizacionais).

A gestão do conhecimento é um processo de criação de conhecimento, que incentiva e promove ações que criam um contexto e situações para que as pessoas possam produzir e criar novos conhecimentos, ou seja, ações que permitem que as pessoas na organização tenham oportunidade de aprender, entender e interagir com o conhecimento que existe na empresa, processo este que dissemina o conhecimento através da promoção de ações que faz com que o conhecimento alcance pessoas na organização e que essas pessoas tenham acesso ao conhecimento que acontece na empresa.

O empreendedorismo veio a tona a partir da década de 90 a principal razão deste fato foi a preocupação com a criação de pequenas empresas que tenham capacidade de se manter frente à concorrência e a necessidade da minimização das crescentes taxas de mortalidade desses empreendimentos. O empreendedorismo pode ser definido como o envolvimento de pessoas e processos que em conjuntos levam a transformação de ideias em oportunidades. Ainda podemos afirmar que é o processo de iniciar um empreendimento, organizar os recursos e assumir as recompensas e riscos associados, sendo assim, o empreendedor é aquele que reconhece a viabilidade de uma ideia para um produto ou serviço e leva-a adiante.

        Para Sarkar (2008,p.22):

Shumpeter identifica o empreendedor como aquele que põe em pratica uma inovação no contexto de negócios, que podem ocorrer de diversas maneiras, tais como: divulgação e promoção de um novo produto; aplicação de novo processo de produção; introdução de um novo mercado “aquisição de uma nova fonte de materiais” e a fundação de uma nova empresa.

O Plano de Carreira incentiva à busca de uma carreira profissional pelo estagiário ou novo contratado em alcançar objetivos pessoais e profissionais. O planejamento de carreira requer muita dedicação e atenção por parte do colaborador, que aborda desde a escolha pela profissão que se deseja exercer, ate a empresa que se quer trabalhar e futuras promoções, afinal, nenhum profissional deseja se ficar estacionado para sempre, todos buscam se realizarem profissionalmente. As pessoas hoje estão optando mais por empresas que possuem plano de carreira, é mais fácil crescer dentro de uma organização que valoriza e concedem os seus colaboradores boas oportunidades de emprego. Com o mercado mais competitivo e as exigências maiores, fica a cargo de o próprio colaborador traçar suas metas e objetivos a serem alcançados e determinar um tempo específico para cada etapa.

        Assim o conhecimento tornou se o diferencial de competividade nas empresas e havendo a necessidade de tornar as organizações flexíveis e abertas a mudanças surgem à necessidade de tornar o conhecimento individual em coletivo e disponível para a empresa como um todo. Através do conhecimento o gestor pode avaliar as competências individuais de cada colaborador, extraindo o que ele tem de melhor a oferecer ao grupo e a empresas, e buscando desta forma a valorização profissional de cada colaborador. Na atualidade os novos gestores estão cada vez mais preocupados com o planejamento de carreiras dos colaboradores, desta forma algumas empresas busca estimular as habilidades dos profissionais para ajuda-lo nos questionamentos referentes às suas escolhas profissionais influenciando de forma indireta suas próprias carreiras, fator este que está sendo fundamental para o colaborador e a organização em relação ao sucesso.


  1. OBJETIVO GERAL

Estabelecer uma nova proposta ao profissional de recursos humanos baseando se na gestão tradicional de pessoas aprofundando o conhecimento teórico e analise da pratica sobre os novos modelos de gestão organizacional e como os mesmos se articulam na pratica de uma organização de sucesso tendo como referencia a empresa Cosmotec.

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Conhecer como as organizações estão sobrevivendo em meio às transformações do mundo de trabalho atual com as mudanças acontecendo todos os dias dentro das organizações.

Estimular o leitor/e ou futuro profissional de gestão de pessoas a buscar sempre a atualização da gestão e práticas organizacionais, visando num mercado inovador e transformador de talentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com