TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos humanos

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.606 Palavras (23 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FLÁVIO RIBEIRO

RELEVÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NO DESENVOLIMENTO ORGANIZACIONAL

                        

[pic 3]

Ubá

2014

  1. INTRODUÇÃO

A Gestão de Recursos Humanos vem ao longo do tempo passando por transformações, tanto em termos de terminologia quanto em termos de conteúdos e processos, desde a era Clássica até os dias atuais.

O primeiro período foi a Era Clássica que aconteceu após a Revolução Industrial. A principal característica desta época foi o crescimento da industrialização que teve efeito mundial e a intensificação nos países desenvolvidos ou industrializados. Devido às crises e crescimento do lucro de alguns, as empresas adotaram uma estrutura organizacional burocrática e centralizada, sendo assim começam a criar as primeiras teorias gerais da administração. O trabalho humano não tinha muito valor nesse período, por serem considerados meros instrumentos das máquinas na produção, consequentemente os recursos humanos também não.

Nesta época surge o departamento de pessoal e departamento de relações industriais, sendo o primeiro que cuidava do registro dos empregados, horas trabalhadas e etc. O segundo era responsável pelas mesmas funções do primeiro mas acrescentando outras funções como a relação entre os sindicatos.

O segundo período foi a Era Neoclássica que teve o seu início logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo começou a mudar de forma mais rápida e intensa. Nesta época surge o Departamento de Recursos Humanos substituindo os demais departamentos, no qual desenvolvia táticas de seleção, treinamentos, segurança no trabalho, entre outros, iniciando a preocupação com o trabalhador, analisando a sua importância intelectual quanto física.

O terceiro período foi a Era da Informação, utilizada atualmente. A principal característica é devida as mudanças rápidas e eficientes, o que faz surgir a equipe de Gestão de Pessoas. As pessoas passaram a ser consideradas parceiras da organização para o sucesso, cumprindo metas e buscando melhores resultados. No processo de gestão de pessoas torna-se necessário ter em conta as novas relações que se estabelecem entre as organizações e os funcionários. Esse processo abre caminho para o aparecimento de um novo modelo de gestão, baseado nas competências. Neste contexto, a aprendizagem tornou-se fundamental e imprescindível para a sobrevivência das pessoas e das organizações onde trabalham. Sendo assim, a organização é um ponto essencial em um mundo globalizado e marcado pela economia digital.

  1. OBJETIVOS

  1.  OBJETIVO GERAL

Com o objetivo de aprimorar nossos conhecimentos sobre os processos de recursos humanos - RH, o trabalho tem por função evidenciar a formação da gestão de RH, a fim de expor a importância de evolução e explicar o que são e como são os subsistemas hoje utilizados para unir mais a relação entre funcionário e empregado, para que juntos busquem o sucesso.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Os subsistemas de recursos humanos são conceituados em cinco itens, provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento, os quais funcionam da seguinte forma:

- A Provisão avalia o mercado de trabalho, de modo a verificar o que e como os seus concorrentes trabalham com os funcionários, em relação ao salário, benefícios, ou seja, tudo relacionado ao RH. O recrutamento adota medidas para atrair pessoas no mercado externo ou interno, utilizando dos próprios funcionários da empresa analisando o perfil de acordo com a vaga e a seleção é feita pra preencher a vaga disponível, na qual o responsável pelo RH irá utilizar de meios necessários para fazer uma escolha que atenda as necessidades da empresa.

- A Aplicação é diretamente ligada a analisa e descrição do cargo, identificando o perfil, necessidades, e conhecimento que o ocupante do cargo deve ter para atender as necessidades da empresa. Como meios de incentivo são feito plano de carreira, de modo que o funcionário irá procurar sua melhor capacitação para evoluir na empresa, assim como a empresa fará uma avaliação de desempenho para verificar como o funcionário está se empenhando e se as necessidades da organização estão sendo supridas.

- A Manutenção trata dos planos que atendem as necessidades dos empregados, tendo por objetivo motivá-los e buscando os planos juntamente com eles. Uma das formas é a higiene e a segurança no trabalho, consideradas normas e devendo ser seguidas por todos na empresa, sendo direito de todos os funcionários terem um local adequado para trabalhar, o que é um dever do responsável do RH.

- O Desenvolvimento é utilizado para que os funcionários desenvolvam corretamente suas funções ou como forma de preparação para futuros cargos, realizados por meio de treinamentos.

- O Monitoramento é feito através do Banco de dados, considerando importante a sua atualização, tem por função verificar vagas abertas na empresa e funcionários que atendem o perfil, o que o torna um grande aliado do plano de carreira e recrutamento interno.

O responsável de RH tem que ter em sua rotina, um principal aspecto para a eficiência do seu trabalho, o planejamento. Devido ao continuo desenvolvimento informacional, novas técnicas e medidas vêm sendo adotas de maneira que facilite o trabalho do profissional de pessoal. Como exemplo de tal estratégia, seria o recrutamento interno, aliado do incentivo de plano de carreira.

Outra inovação vem tomando lugar na gestão de pessoas, o feedback. Este por sua fez tem por função a fornecer ao funcionário autoconhecimento ou informações de como está a sua atuação na empresa, melhorando o relacionamento interno e gerando oportunidade de desenvolvimento.

Mediante as afirmação será desenvolvido o trabalho evidenciando detalhadamente os subsistemas, abordando assuntos relacionados estudados nesse semestre.

  1. SUBSISTEMAS

  1. SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RH

O subsistema de provisão está diretamente vinculado às necessidades da empresa, subdivido em planejamento, recrutamento e seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (275.4 Kb)   docx (327.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com