TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais

Artigos Científicos: Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  4.472 Palavras (18 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

A importância do uso das redes sociais na comunicação empresarial é considerada essencial tanto do ponto de vista acadêmico quanto empresarial, pois torna competência valorizada tanto no meio social quanto econômico. Assim como a comunicação é fundamental para a formação de pessoas no meio empresarial, com um numero cada vez maior de meios para tornar possível a troca de informações, tanto no meio interno como externo das mesmas. “Poucas áreas da comunicação conheceram tão grande crescimento quanto à comunicação das empresas e organizações, conservando ainda um grande potencial de pesquisa (SCHWEBIG, 1991).

1 REDES SOCIAIS

O assunto redes sociais vem ganhando importância nas últimas duas décadas principalmente para as empresas inovadoras. Muitos executivos atualmente têm consciência de que o organograma já não mais reflete a forma como as coisas acontecem na organização e pelas razões levantadas já sabem intuitivamente a importância das redes informais (CROSS; NOHRIA; PARKER, 2002).

1.1 EVOLUÇÃO

As redes sociais não é uma tendência, na idade média os templários ou os grandes construtores de catedrais já tinham as suas redes sociais. Assim como, na década de 80 a globalização, pois os navegadores da antiguidade já desenvolviam a globalização com o comércio de especiarias e a exploração dos recursos naturais de terras além-mar, e com a expansão dos impérios coloniais.

1.2 CONCEITO

Desta forma podemos definir redes sociais ou informais como um conjunto de pessoas ou outras entidades sociais conectadas por um conjunto significativo de relacionamentos, tais como amizade co-trabalho ou troca de informações para objetivos desejados por compartilhar expertise, recursos e informação (LEA et ali, 2006).

Natanael Oliveira (2011) relata que: segundo Souza e Queila (2008) As redes sociais são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações. Essas por sua vez, estão conectadas por um ou vários tipos de relações. Pessoas que fazem parte da mesma rede social compartilham valores e interesses em comuns.

1.3 FUNÇÕES

1.3.1 Interação

As redes sociais são excelentes lugares para comunicar e se relacionar com seus clientes, além de poder acompanhar mais de perto quais são os interesses, gostos e necessidades dos mesmos. As redes sociais também possibilitam ter uma visão in loco do mercado e da concorrência. As redes sociais aproximaram muito o consumidor das empresas, facilitando o acesso e a troca de informações. Porém, isso vale para o bem e para o mal, pois se, de um lado é possível para as empresas melhorem sua relação com seus clientes, também facilitou a exposição dos problemas da companhia (atrasos na entrega, defeitos ou má qualidade nos seus produtos, etc), pois muitos clientes, quanto insatisfeitos reclamam diretamente nas redes sociais, o que pode trazer sérios problemas para a empresa.

1.4 BENEFÍCIOS E PREJUIZOS

Um dos melhores benefícios é conhecer mais sobre o que o mercado está demandando, poder fazer pesquisas online gratuitamente, ampliar seu relacionamento com os clientes e contribuir com sua divulgação, através de bons conteúdos, que sejam úteis para o seu público e que prestem algum tipo de serviço ao consumidor.

O monitoramento das redes sociais é também um fator importante para as empresas, mesmo que elas não estejam fazendo nada nas redes, podem ser alvo das ações de terceiros, sejam clientes, concorrentes, assim é fundamental o monitoramento constante.

Existem diversas ferramentas, algumas gratuitas, que a empresa pode usar para manter informações sobre sua imagem nas redes sociais, podendo assim, corrigir algum problema, e melhorar aquilo que já faz corretamente.

As pequenas e médias empresas possuem os mesmos benefícios que as grandes, mas sua dificuldade é maior, por falta de recursos para o gerenciamento, conhecimento e monitoramento das redes.

Na falta de profissionais especializados e dedicados para as pequenas empresas o risco é maior, é preciso ter cuidado ao iniciar sua exposição nas redes sociais.

As empresas devem entender que sua atuação nas mídias sociais deve ser feita com estratégica e para isso é necessário conhecimento, gente preparada e focada no assunto. Deve-se ter muito cuidado para não iniciar alguma atividade sem um estudo pré-determinado, os resultados podem ser muito ruins. É importante acompanhar as atualizações, distribuição de conteúdo pertinente e importante para o seu consumidor,

Não enfrentar o cliente nas redes de forma agressiva e sim procurá-lo para solucionar suas reclamações, se tudo correr bem, muito provavelmente, ele mesmo voltará à rede para se retratar com relação à empresa.

1.5 FONTES

Várias são as fontes utilizadas nas redes sociais, relacionaremos as que são mais frequentes nas consultas dos usuários.

1.5.1 Twitter

É um serviço de microblog no qual as pessoas escrevem o que estão fazendo naquele momento e definem quem querem seguir e acompanhar as atualizações. Os usuários podem criar seus perfis e personalizar suas páginas da forma que preferirem, além de também mandar mensagens privadas. É também a ferramenta mais utilizada pelas empresas, por possibilitar uma dinâmica para o relacionamento empresa-cliente, bem como substituir outros canais de atendimento. O twitter também possibilita o acompanhamento das atividades da concorrência e amplia suas informações sobre o mercado.

1.5.2 Email marketing

Há muitas formas para se utilizar o email marketing de forma estratégica e se isso for feito, os resultados se ampliam muito. As empresa devem tomar muito cuidado para não serem enquadradas como “spammer”, e toda empresa deveria procurar o apoio de empresas especializadas, com isso aumenta suas chances de sucesso.

1.5.3 Facebook

Assim como o twitter e o email, o facebook é uma importante ferramenta onde devemos sempre trabalhar conteúdos interessantes para nossas divulgações. Oferecer serviços gratuitos e lançar promoções. Como complemento de estratégia de atuação, devem ser cuidadosamente elaborada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com