TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais

Monografias: Redes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Redes Sociais?

A ideia de ‘rede social’ não é nova nem atual, na verdade, é um conceito usado há já mais de um século para designaras relações estabelecidas entre elementos de um determinado sistema social. Mais recentemente, ouvimos falar deste conceito aplicado à internet, querendo o mesmo significar uma estrutura constituída por pessoas ou organizações que partilham interesses, motivações, valores e objetivos comuns. Este sistema de rede é criado e mantido através da comunicação partilhada pelos seus membros. Para alguns estudiosos, as redes sociais enquadram-se num conceito mais amplo de ‘media sociais’, pretendendo destacar a interação e a intervenção das pessoas. As Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não. Já dizia Aristóteles, "O homem é, por natureza, um ser social". As pessoas necessitam uma das outras para viverem em plenitude e as redes sociais são apenas o reflexo desse desejo humano.

Qual a sua importância?

No mundo globalizado, a internet assume um papel cada vez mais importante para cidadãos e empresas. As pessoas ganharam mais liberdade para emitirem opiniões e também influenciarem milhares de outras pessoas.

Sites como Facebook e Twitter crescem cada vez mais no País e hoje são utilizados por empresas e organizações para divulgarem produtos e serviços, além de estreitarem o relacionamento com os clientes. As pessoas têm mais voz ativa na internet e podem realizar seu marketing pessoal e também de empresas. No entanto, a divulgação das empresas precisa ser feita por profissionais qualificados, monitorando a opinião dos clientes sobre a instituição e oferecendo respostas rápidas e completas.

As redes sociais são inteligentes, democráticas, velozes e segmentadas. As pessoas falam sobre seus gostos, tornando mais fácil para as empresas realizarem ações voltadas para seu público-alvo, criar novos produtos ou trabalhar mais em um determinado produto. Vale ressaltar que é preciso ter cuidado com os conteúdos, que precisam ser objetivos e curtos, além de atraentes e bem humorados.

Quais os pontos positivos e negativos?

Atualmente, as pessoas vivem em um mundo globalizado, onde a informação é levada a qualquer parte do mundo em apenas segundos. As Redes Sociais são bastante úteis no dia-a-dia de diversas pessoas, pois além de ser uma forma mais rápida de comunicação, também é útil para se receber notícias e conhecer novas pessoas.

Existem pontos positivos e negativos nas Redes Sociais. Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra, o aumento de criminalidades, e o isolamento,que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Pesquisas revelam que muitas vezes, as pessoas deixam de frequentar determinados lugares como a escola e o trabalho, para passar horas na internet, sejam jogando ou interagindo nas Redes Sociais. Isso não é bom, pois além dessas pessoas não participarem do ‘mundo real’ elas correm o sério risco de sofrer de uma doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com