TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais ligadas ao policial militar

Por:   •  15/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  2.114 Visualizações

Página 1 de 3

Com o avanço da tecnologia de comunicação, as redes sociais são usadas constantemente por usuários comuns, o qual dispõe deste meio como entretenimento. Com o decorrer do tempo chega ao ambiente de trabalho, sendo utilizada até mesmo por policiais militares em atuação, servindo como uma grande aliada da segurança pública, pois proporciona facilidade na comunicação com diferentes pessoas em diferentes locais mantendo uma aproximação dos policiais militares e a comunidade, visto que se torne um meio eficaz, ágil e de fácil acesso por todos.

Grupos de whatsapp são criados entre moradores e proprietários de estabelecimentos para proporcionar esclarecimentos de fatos ocorridos dentro das localidades, pois cada pessoa informa o que viu com mais precisão, detalhamento, o qual é repassado características dos possíveis suspeitos. Esse recurso trouxe muitos benefícios, porque além das informações dadas por moradores, a polícia também informa sobre suas ações e apreensões, tendo sempre uma interlocução entre eles, buscando agilidade e contribui para a prevenção.

Em uma noticia divulgada por Renato Cobucci/Imprensa MG – Segundo Major Gilmar, seu uso ainda não foi normatizado pela PMMG, porém deve ser utilizada com a ajuda da rede de vizinhos protegidos e da rede de comerciantes protegidos, que é uma rede criada em parceria com todos os moradores onde cada morador é responsável por passar informações sobre qualquer movimento suspeito em todas as casas do quarteirão para policiais militares em patrulhamento pelo bairro. Essas pessoas são consideradas como uma espécie de câmera viva, as quais são orientadas pela Polícia Militar a adotarem estratégias para se protegerem e a utilização de táticas contra a ação dos criminosos.

Já o Comandante da 4ª Cia do 1º BPM, Major Cintra nessa mesma pesquisa ressaltou que no bairro Savassi depois da criação desse grupo a criminalidade teve um déficit muito grande: “O índice de furtos a lojas caiu cerca de 40% com a ajuda desse aplicativo”.

Além deste, também utilizam o facebook e o twitter. São usados como meio de informação de conflitos e atitudes suspeitas, onde divulga- se fotos dos principais envolvidos e suspeitos, fazendo com que cada morador veja e faça sua possível identificação, além de ter um grande alcance no patrulhamento e agilidade no atendimento, pois cada informação passada é transmitida, encaminhada e repassada imediatamente para cada setor responsável por cada tipo de ocorrência, e estes são rapidamente verificadas, buscando sempre a confiança da população.

As câmeras de monitoramento foram instaladas para ações de segurança em principais vias.

Na página oficial da polícia (www.policiamilitar.mg.gov.br) há diversos campos contendo várias áreas de pesquisa, na área de serviços/ocorrências é possível fazer e imprimir seu boletim de ocorrência. Em serviços/dicasPMonline, a população pode encontrar orientações para a prevenção de crimes. Em serviços/fale conosco pode-se fazer denuncias, informações, sugestões, reclamações e elogios. Uma novidade é a TVPM que disponibiliza vídeos com diferentes temas.

Contudo, o uso das redes sociais não substitui as denúncias feitas por telefone através do número 190, a preferência ainda é para chamadas de urgência que necessitam de ação imediata.

Mas, como todo assunto, existem lados bons e também pode estabelecer lados ruins, como desvio de atenção em momentos de patrulhamento, índice de desempenho baixo, comprometimento com a segurança e a exposição do policial a riscos. Porque o policial militar em seu turno de serviço precisa estar atento e em alerta a todos os tipos de movimento nas ruas, como veículos que avistam as viaturas policias e mudam de direção, indivíduos que entram usando capacete em estabelecimentos, pessoas que se desfazem de objetos e dentre outras ações que necessitam de total atenção e podem passar despercebidas, por causa do uso constante dessas redes virtuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com