TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referenciais De Qualidade Na Educação à Distância

Ensaios: Referenciais De Qualidade Na Educação à Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SÃO FRANCISCO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA PARA TUTORIA EM EAD

EDINARA FONSECA DO ROSÁRIO

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA

- RESENHA -

SÃO MATEUS

2013

EDINARA FONSECA DO ROSÁRIO

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA

- RESENHA -

Atividade apresentada à Faculdade São Francisco, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista Lato Sensu em Orientação Pedagógica para Tutoria em EAD.

SÃO MATEUS

2013

REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA

- RESENHA –

SILVA, Wanderley da. Referenciais de qualidade para cursos a distância. Disponível em: <https://www2.ufmg.br/ead/content/.../BRASIL-REFERENCIAIS.pdf>. Acesso em: 05 Jan. 2013.

No início do seu texto, com o título de “Considerações Gerais”, a autora apresenta questões mais abrangentes acerca da Educação à distância, tais como seu avanço global, a preocupação em democratizar o acesso, o uso mais adequado das terminologias, a distinção entre educação presencial e à distância, a proposta do texto em apreço e sua forma de desenvolver o tema, bem como a justificativa de sua abordagem ao assunto.

Na segunda parte, que leva propriamente o título de “Referenciais de Qualidade de Cursos à Distância”, são desenvolvidos os aspectos pertinentes ao tema, com a discriminação dos dez referenciais que podem servir para embasar os responsáveis pela análise de cursos à distância. A autora destaca que estes itens têm relação também com a educação para o mundo do trabalho.

Em relação ao primeiro item, que trata do “Compromisso dos Gestores”, a ênfase recai sobre um conhecimento maduro destes, a fim de reunir uma equipe competente, ter domínio das ferramentas tecnológicas disponíveis e saber interagir com outras formas de gestão da educação; Sobre o segundo item, intitulado “Desenho do Projeto”, argumenta-se acerca de uma proposta madura, sem isenção de recursos para interação, conteúdos, linguagens e tudo que exige a educação de qualidade, levando sempre em consideração a proposta da não existência de fugas para facilitar a certificação; Para a “Equipe Profissional Multidisciplinar”, que é o título do terceiro item, enfatiza-se a presença de professores, especialmente, comprometidos em lidar também com o novo, os quais estejam dispostos, acima de tudo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com