TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Das Teorias E Do Trabalho Docente

Monografias: Reflexão Das Teorias E Do Trabalho Docente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos dizer que o mais relevante na organização do trabalho pedagógico seria o processo de ensino\ aprendizagem.O processo ensino-aprendizagem compreende ações conjuntas do professor e do aluno onde estarão estimulados a assimilar os conteúdos- métodos e aplicá-los de forma criativa em varias situações escolares.

O professor que conhece seus alunos e o modo como eles utilizam para desenvolver suas aptidões e conhecimentos adquiridos nas atividades proporcionadas por ele,saberá trabalhar de uma maneira melhor com essa sala, pois o mesmo encontrará o melhor caminho para estimular e desenvolver o trabalho pedagógico. Por isso é muito importante o professor começar o trabalho de estimulação de competências, que estes alunos apresentam, no qual ficará mais fácil,ele trabalhar com o tipo de aptidão que é mais relevante em cada um, buscando o que de melhor cada aluno possui.

É o aluno que constrói seu conhecimento, portanto o professor deverá ser o mediador que levará o conhecimento até eles, mostrando que aprender não é somente decorar e que cada um tem aptidão diferente para cada disciplina, desenvolvendo capacidades e habilidades intelectuais .Com isso o professor deve ter em vista que para sua pratica, deverá criar situações que desperte o interesse do aluno para cada atividade.Ele é o responsável por incentivar, organizar e coordenar estas situações de aprendizagem.

As teorias para o trabalho docente é muito importante pois ela é de fato o direcionamento que o professor tem para a orientação necessária da aplicabilidade do seu trabalho na sala de aula. O trabalho docente é composto de atividades planejadas que visam atingir objetivos de aprendizagem através da exploração e do estímulo e criatividade.

Teoria e pratica devem caminhar juntas na sala de aula, pois uma depende da outra para que o trabalho pedagógico seja harmonioso e válido. O professor poderá trabalhar um pouco de cada teoria no seu cotidiano.

Alguns aspectos são considerados essencial para um bom planejamento como conhecer o aluno, o conteúdo a ser ensinado, o procedimento a ser desenvolvido, conhecer o processo de avaliação, ter consciência de que a interação professor-aluno é um elemento importante na aquisição do aprendizado e que a dimensão social do trabalho em aula é muito amplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com