TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexões sobre memória na CI

Por:   •  14/8/2017  •  Ensaio  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

Analise dissertação: BLOGS DE CIÊNCIA

Comunicação, participação e as rachaduras na Torre de Marfim

O trabalho tem como objetivo verificar se internet é um ambiente propício para a divulgação científica, troca e construção de conhecimento, engajamento e aumento de reputação dos pesquisadores.

Para a atingir o seu objetivo a autora diz que usou uma abordagem de inspiração etnográfica, no caso, Ela acompanhou durante um ano as produções em blogs científicos pertencentes a comunidade virtual Blogs Science Brasil, com o intuito de acompanhar os autores em seu trabalho de divulgação científica, a forma como se apresentam por meio dos textos e temas abordados e o tipo de interação que travam com os leitores.

 Além da coleta de dados para atingir o seu objetivo a autora realizou entrevista como coordenadores e autores de blogs da Scienceblgos Brasil, afim de conhecer a motivação e o interesse dos cientistas blogueiros.

 Por fim a autora faz referências a duas palestras sobre divulgação científica, onde segunda a autora ela pode adquirir informações que complementam as já coletadas, pois os eventos proporcionaram uma observação daqueles personagens “ao vivo” e desse contato foi possível fazer algumas inferências sobre a maneira como agem e se comunicam, associando esses traços a indícios já percebidos na dinâmica da comunidade de blogs.                

A abordagem metodológica da autora vai de colabora com o objetivo de mostrar a internet como um ambiente, mais democrático para a comunicação científica, onde a informação cientifica sai da torre de marfim e pode ser acessada pelo público que não tem familiaridade com a academia.

Através da abordagem etnográfica ela verificou também o impacto que a divulgação científica traz para os pesquisadores que escrevem blogs, no sentido que eles acabam ganhando mais visibilidade, principalmente entre pesquisadores mais novos, que interagem com suas postagens por meios dos comentários.

Outro ponto foi que o estudo etnográfico proporcionou a visualização e casos onde se via a comunicação e a constrição de conhecimento cientifica através da utilização dos blogs.

Apesar de todas essas constatações, careceu a autora colocar informações que dessem maior apoio a suas afirmações, como por exemplo, poderia ter feito o levantamento do número de visitantes da página.

O resultados acabam sendo baseados apenas nas opiniões coletadas através das entrevistas com os coordenadores e blogueiros da Scienceblog Brasil, quando também seria interessante ver algumas opiniões dos leitores, e no ponto de vista da autora sobre o que acontece nessa comunidade virtual, acaba ficando claro que ela é uma entusiasta do assunto o que leva a uma perspectiva de parcialidade

REFERÊNCIA:

FAGUNDES, Vanessa Oliveira. BLOGS DE CIÊNCIA: Comunicação, participação e as rachaduras na Torre de Marfim. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Divulgação Cientifica e Cultural, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com