TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de experiencia o uso de novas tecnologias no ensino remoto emergencial desafios e possibilidades

Por:   •  13/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Edital 2021

MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

1.        Identificação

Nome do Residente:  Elizabete Cristiano Maurício

CPF: 04252008689

Nome e sigla da IES: Universidade  do Estado de Minas Gerais

Curso de Licenciatura: pedagogia

Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades: 1  ano do ensino fundamental

Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades: Escola    Cívico Militar dos Palmares

Nome do Docente Orientador: Ricardo Martins

Nome do Preceptor: Jaqueline

2.        Autorização de uso pela CAPES

Eu,_Elizabete cristiano Mauricio, autorizo a utilização pela Capes do presente relato de experiência, na qualidade de bolsista residente, sob responsabilidade do(a) Docente(a) Orientador(a) Ricardo ___________________ vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da Universidade do Estado de Minas Gerais . Meu relato escrito poderá ser incluído nos bancos de dados e nas plataformas de gestão da Capes, podendo, eventualmente, ser reproduzido, publicado ou exibido por meio dos canais de divulgação e informação sob responsabilidade desse órgão.

[pic 2]

________________________________________________

Residente

USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ENSINO REMONOTO EMERGENCIAL DESAFIOS E POSSIBILIDADES; PERPECTIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDECIA PEDAGÓGICA  UM RELATO DE EXPERIANCIA

Ressumo

Esta escrita  tem como  objetivo relatar as possibilidades e os desafios  ocorridos  no programa  residência pedagógica .No contexto do ensino remoto  emergencial  utilizando   novas tecnologias que ate em tão  não faziam parte do cotidiano  escolar. Este relato retoma as experiências desenvolvidas   utilizando WhatsApp com ferramenta, para aplicação de metodologias de ensino lúdico pedagógicas. Realizados no âmbito do  programa residência pedagógica  subprojeto  alfabetização, na Universidade  do  Estado de  Minas Gerais – Ibirité. Organizado em 4 secções,  a primeira  traz uma introdução  contextualização do relato   ancorada  nos textos de  Tardif e Novoa,  em seguida apresenta os  desafios do ensino remoto emergência, e as possibilidades  com  um relato de atividade desenvolvida no Whatzapp,  

INTRODUÇÃO

A Formação de professores apresenta-se como um dos maiores desafios para a educação. Conseguir formar um elo consistente que una a pesquisa acadêmica e o chão da sala de escola de educação básica e necessários. Pois serão formados profissionais capazes de potencializar e compartilhar seu conhecimento em uma ambiente cada vez mais dinâmico e heterogêneo que é a escola .

Para (NOVOA, 2017)  a relação entre professores da educação básica e a universidade  tem enfraquecido nas últimas década. Nos levando a questionar    como alcançar uma formação de professores que permita estreitar os laços entre  escola e universidade  respeitando  o espaço  e a natureza de cada uma ?

Outras profissões  tem tido êxito em responder esta questão ao longo de suas histórias. Através de uma formação que vise  a profissionalização e valorização cientifica de suas práticas. Novoa ressalta que: “É necessário pensar a formação de professores como uma formação profissional universitária isto é como a formação para o exercício de uma profissão a exemplo da medicina, da engenharia, ou da arquitetura (NOVOA, 2017, p. 5) .

Analogamente (Tardif, 2013) ressalta que a educação está no cerne das questões políticas  e sociais de seu tempo , e por isso mesmo  é diretamente  afetada por todas as questões  que perpassam a sociedade .

Através destas considerações este relato retoma as experiencias vividas no âmbito do programa residência pedagógica   tendo com objetivo  relatar  as dificuldades  e possibilidades do programa na segunda etapa  do PRP 2021,  da UMEG-IBIRITE subprojeto  alfabetização.

Para compor este relato de experiencia   a produção textual seguiu a seguinte ordem; a escrita foi definida em 4 partes. A primeira introdução. Seguida dos desafios do ensino remoto emergencial na escola    acompanhada pela residência pedagógica. logo após as possibilidades do ensino remoto utilizando WhatsApp como ferramenta de pedagogica. E por fim conclusão.

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL  

A escola acompanhada pelo programa residência pedagógica está localizada em uma região carente da cidade de Ibirité.  Estão matriculados na turma do primeiro ano ensino fundamental 19 alunos.

Um dos maiores desafios, encontrados no contexto do ensino remoto emergencial, tem sido alcançar todos os alunos matriculados. Diante da exclusão digital.

Através de relatos da professora preceptora, constatou -se que grande parte dos alunos tem dificuldade de  acesso a internet, geralmente pela falta de um aparelho celular, pois  a família conta apenas com um aparelho  este costuma ficar disponível somente a noite pois  é quando os pais  retornam do trabalho . Assim o acesso dos alunos  as atividades  ocorre  no período da noite, e as aulas  online oferecidas  através  do aplicativo conexão escola  pelas professoras ocorrem no período da tarde.

É importante ressaltar que durante  a pandemia  de covid 19 a situação   da  população em condições de vulnerabilidade econômica e social se agravou    acentuado as desigualdades em todos os níveis sociais .

De acordo com (Tardif, 2013),  a educação está  presente no cerne  das  questões sociais, e sempre teve um papel relevante  no desenvolvimento humano. Entretanto  devemos lembrar que a escola nem sempre tem um papel acolher e  inclusivo, muitas vezes  afastando, julgando, excluindo aqueles  que  deveria  acolher. De acordo com dados do (UNICEF, 2021)[1],  a maioria dos estudantes que estão fora da escola é composta por pretos(a) ou pardos(a) e indígenas(a). configurando que a escola ainda e um local de privilégios. O acesso à escola ainda se restringe e uma cama da população. Sabendo disso o desafio  também está em incluir esta população e ao mesmo tempo  compreender  a diversidade cultural e social  respeitando a individualidade e singularidade de cada sujeito. Desta forma  nos perguntamos , ate onde a escola  deve ir? qual é o meu papel como educador? e como atender  alunos  sem ultrapassar  os limites da  escola,  sem julgamentos, pré-determinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com