TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA COMO ALIADA NO ENSINO REMOTO

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

Luana Thays Rosa de Sá

Islayne Millena Santos Sá

Profª Maria do Amparo Rodrigues

Faculdade Maranhense São José dos Cocais – FMSJC

Curso Administração – 5° Período

 

A TECNOLOGIA COMO ALIADA NO ENSINO REMOTO

RESUMO

A inovação tecnológica está presente no dia-a-dia dos alunos e professores, disponibilizando o uso de modernos recurso instrutivo na escola, e com isso promovendo melhorias no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o objetivo de refletir sobre a relação entre a tecnologia pedagógica e o ensino remoto na atualidade escolar e social, visando proporcionar novas técnicas educacionais. O ensino investe e contribui em diversos campos do conhecimento, estimulando a ideia de quão grandemente a realidade atribuída à realidade imaginária pode auxiliar aos alunos.

Com a revolução tecnológica e a facilidade de acesso a equipamentos digitais, os hábitos de aprendizagem tais como Google Classroom, Zoom, Skype e Google Hangouts são exemplos de plataformas digitais que facilitam e possibilitam a interação ao vivo entre o aluno e o professor, como se estivessem em sala de aula presencialmente transformando o ambiente mais dinâmico e participativo, se antes tínhamos o professor como uma figura autoritária e a sala de aula como um local de imposição de informações; hoje, as possibilidades de aprendizagem se tornaram praticamente infinitas. No entanto, ainda existem professores que tem dificuldade de manusear as aulas remotas em ensino híbrido, pois são ferramentas inovadoras que adaptar-se ao seu cotidiano com o avanço da modernidade.

Consequentemente, nesses últimos meses ocorreram muitas mudanças e adaptações no ensino. As escolas, os professores, os alunos e as famílias tiveram que se reinventar para que a educação pudesse continuar. Sabemos a consequência que tudo isso causou na rotina escolar, na convivência familiar e, principalmente, na educação e, por isso, tivemos que aprender a ressignificar. As aulas que eram presenciais, agora estão no molde on-line e com todo o suporte tecnológico necessário para que nenhum aluno seja prejudicado no âmbito emocional e pedagógico.

Nesse sentido, o uso das tecnologias digitais na educação deve ser visto sob a ótica de uma nova metodologia de ensino, cujo o professor disponibiliza todo o conteúdo pragmático para que o aluno tenha conhecimento para tal assunto aplicado no ensino remoto, isto é, o aluno passa a interagir com diversas ferramentas que o possibilitam a utilizar os seus esquemas mentais a partir do uso racional e mediado da informação tornando o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.

Diante de tudo isso, é evidente reconhecer a importância das inovações tecnológicas como aliada no ensino remoto educacional e, principalmente, na vida dos alunos e professores. Porém necessita a utilização das ferramentas tecnológicas digitais na forma de recursos didáticos nas aulas remotas, favorecendo no processo de ensino aprendizagem uma nova forma de ensinar e aprender, integrando valores e competências nas atividades educacionais.

REFERÊNCIA:

https://www.sagradoeducacao.com.br/pagina/1300-modernizacao-da-pratica-pedagogica-a-tecnologia-em-sala-de-aula

https://blog.wpensar.com.br/pedagogico/tecnologia-como-aliada-edools/

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/uso-das-tecnologias-na-educacao.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com