TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): PERSPECTIVAS DISCENTES.

Por:   •  17/9/2021  •  Ensaio  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

TEXTO NARRATIVO 3 - SEMINÁRIO CONJUNTO ESTÁGIO CURRICULAR

ELIZABETE CRSITIANO MAURICIO  PEDAGOGIA  NOITE

ESTAGIO CURRICULAR v

O ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE): PERSPECTIVAS DISCENTES.

 O terceiro encontro   do seminário conjunto   traz  a voz dos estudantes  que participam do estagio remoto   da uemg  ibirite , com suas experiencias de estagio   as propostas  para atuação no ensino remoto emergencial  suas angustias  e criatividade  para superar  as adversidades impostas pelo momento .Como somos únicos cada um vivencia esta experiencia de forma   igualmente singular.

A  narrativa de  Rayane reproduz  o sentimento de muitos  alunos estudantes da UEMG  e professores  neste momento de pandemia  .

Vivemos uma condição inédita, e ter um novo olhar se torna necessários  , fomos obrigados  a sair  de nossa zona de conforto para  um lugar  de incertezas medos e conflitos, nosso pais  uma situação de guerra, digo isso porque em muitas guerras pelo mundo não se morreu em um período de  menos de dois anos  mais de meio milhão de pessoas, a fome   e o desemprego  são uma realidade e neste contexto de ensino remoto onde  as desigualdades   saltam aos olhos . Não posso e não consigo ficar impassível, ao perceber a ausência  de alunos nas aulas remotas mas sabendo que embora  com todas as  dificuldades que se avizinham  eu sei e sou prova  disto  a escola tem um papel importante em  mudar  este contexto  e não podemos fugir a nossa responsabilidade. Comer e preciso trabalhar e preciso sobreviver e essencial , mas quanto mais os grupos  das escolas que  estão distante  neste momento da pandemia se distanciam de da salas de aula   mais próximo ficam de uma realidade sombria.  O estagio  remoto  me faz  pensar cada vez mais  também  em como  o estagio e importante para  que possamos refletir e conhecer  realidades que vão além das nossas janelas, sair das bolhas em que nos trancamos  fica cada vez mais difícil quando  o distanciamento social nos torna distante de realidades divergentes das nossa.

Porque  as crianças não assistem as aulas  on line ? qual meu papel diante disso além de impotência e frustração. Eu posso e sou capaz de  mudar esta realidade como? Respeitar  e compreender    esta condição adiversa e tão necessário quanto  acoes capazes de  contruir pontes nestes abismos sociais mas primeiro precisamos  compreender realidades distintas . conversando com uma amiga  debatíamos sobre nossa capacidade transformadora quanto docentes . o texto  que  havia escrito  era diferente  mas foi se modificando a cada relato .

A fala de Rayane expressa em palavras o que é necessário dizer, precisamos tirar o melhor desta experiencia , isso  no meu ponto de vista comessa por não tentar eu que se quer sou mãe tentar ensinar os pais a serem pais, a escola   em um contexto normal  tem tido a muito tempo a ideia de que ensinar e controlar  controlar a criança  e  controlar a família,  neste contexto  de pandemia   esperamos que   a escola  e os profissionais da educação  saiam  com mais  respeito por parte da sociedade que reconheçam o nosso valo  muito se diz, e sim  e necessário mas  também e necessário que a escola  aprende a olhar a sociedade  de forma diferente  olhar  para os pais  não como inimigos  ou  mais um que precisa  aprender alguma lição, mas eu  vou além  vendo os relatos  e  percebendo como  a politica   as questões sociais   moldam  a educação precisamos  mudar   a sociedade em que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (145.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com