TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Filme Tempos Modernos

Exames: Relatorio Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do Filme Tempos Modernos

Dirigido, escrito e protagonizado por Charles Chaplin, o filme trata de maneira cômica uma realidade totalmente inversa. O filme se passa na época da Revolução Industrial, onde as máquinas substituíam os funcionários e os que tinham eram apenas meros ajudantes.

Nesta época fica bem claro o que está sendo relacionado no filme, a forma como os funcionários são tratados pelos chefes das fábricas, são apenas mais uma opção de recursos que geram mais lucros aos donos. O que chama atenção para a época também são as cargas horárias que os trabalhadores são submetidos, muitos tinham de comer em 10 minutos ou menos.

No início do Século XX, nos EUA, Frederick Taylor iniciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Podemos chamar essa ideologia de Movimento da racionalização industrial. Que consistia em: separar o "pensar" e o "fazer", a produtividade depende diretamente da remuneração e que o homem era um mero instrumento de trabalho. Podemos analisar de imediato que Taylor estava

preocupado em Aumentar a produção para satisfazer a necessidade das demandas e para que isso fosse possível ele teria que aproveitar mais sua mão de obra, capacitando cada operário para um certo setor da fábrica, formando assim a divisão de trabalho e logo agilizando o processo de produção com o mínimo de custo possível.

6

Comparando o breve resumo supracitado da história de Taylor com o filme Tempos Modernos que se passava no mesmo século na Inglaterra. Analisamos que era aproveitado o máximo possível da mão de obra, uma vez que as pessoas saíam para trabalhar às 6 da manhã e terminavam ao anoitecer. Charles Chaplin, protagonista do filme representava um Operário, onde ele era instruído a fazer um único trabalho de apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem. Após muito estresse no trabalho ele acaba tendo reações que causaram problemas durante o trabalho, cai em confusões no seu setor, e vai parar nas engrenagens da máquina da fábrica, fazendo uma grande crítica à comparação do homem sendo tratado como uma máquina pela forma de administração de Taylor.

A partir daí o Operário vai preso por irresponsabilidades e na cadeia ele encontra comida, segurança e abrigo, coisas que na sociedade da época pra conseguí-las no mínimo você tinha que se render às condições de trabalho que mesmo sendo ruins eram disputadas à tapa. Cabia ao ser humano na época aceitar essas condições de trabalho, ou roubar para manter o seu sustento. O Operário sai da prisão, em busca de um novo emprego se depara com a fábrica fechada, por motivo de greve. Demonstrando neste ponto influências da Teoria de Relações Humanas de Helton Mayo que agia como uma reação e oposição à Teoria Clássica formulada por Taylor, mostrando a reação que os grupos que existem dentro das empresas podem ter se não forem incentivados com uma boa remuneração e com condições humanas de trabalho. O Operário então foi em busca de outras oportunidades, e a cada emprego ele era instruído, sobre como fazer o trabalho, mas nunca o realizava corretamente, sendo assim sempre demitido. Enfatizando neste ponto o sistema educativo para o funcionário antes de ele iniciar seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com