TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Do Filme Tempos Modernos

Artigo: Relatorio Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 3

O filme Tempos Modernos retrata um realidade na época em que ocorria a industrialização das fabricas e a Crise de 1929 que ocorreu nos Estados Unidos, onde muitas pessoas perderam seus empregos, a disputa por uma vaga nas indústrias era muito grande, os empregados eram tratados quase como escravos, sem nenhum direito, a não ser o salário, fazendo um trabalho repetitivo, no qual provocou um distúrbio no personagem principal Carlitos interpretado por Charles Chaplin, alem de abordar esse aspecto o filme mostra também a desigualdade entre as classes sociais.

Este período foi marcado pela tentativa de mecanizar o Homem, como uma engrenagem a ser moldada e lubrificada para máxima produção, máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade e a escravidão. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

Através do filme, foi possível identificar diferenças e também uma semelhança com a atualidade: o ambiente econômico incerto e inseguro. No filme mostra a grande insegurança causada pela crise de 1929, já hoje em dia o que gera essa insegurança e o grande avanço tecnológico e da interação dos mercados, o ambiente é cada vez mais incerto e competitivo reforçando a necessidade de se ter funcionários motivados e comprometidos em ajudar no crescimento da empresa. No filme fica claro o total descaso com o colaborador.

Atualmente as empresas buscam pessoas quem tenham certo conhecimento, antes de um colaborar assumir sua função dentro da instituição ele passa por um treinamento, no filme podemos perceber que não ocorria esse procedimento. Com o treinamento as empresas podem aumentar a produtividade, diminuir as perdas ocorridas por erro de não saber como efetuar as tarefas.

No filme não mostra a presença do departamento de Recursos Humanos, pois os recrutamentos eram realizados por ordem de chegada, sem ao menos verificar se aquele candidato tinha ou não condições para assumir a vaga oferecida, assim com também não era oferecido ao trabalhar condições básicas para realizar um bom trabalho. Hoje é fundamental, e fator competitivo em uma organização, o departamento responsável pela gestão de pessoas, com o objetivo básico de recrutar e desenvolver pessoas sempre respeitando a qualidade de vida. Buscando não apenas satisfazer as necessidades da organização, mas também a do funcionário.

As organizações que buscam sucesso nos dias de hoje, tem que olhar para seu colaborador como um aliado, pois ao investir em seus funcionários, para que esses tenham um maior conhecimento sobre a modalidade em que a empresa atua, também esta investindo em si mesma.

Portanto, hoje em dia as empresas têm consciência que o seu maior patrimônio são seus colaboradores e que esses são essências para sua sobrevivência e seu crescimento no mercado cada vez mais competitivo, pois eles são as peças principais das organizações, não tem como por exemplo uma industria funcionar apenas com o trabalho de seus proprietários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com