TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS

Trabalho Escolar: RELATÓRIO DO FILME TEMPOS MODERNOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório sobre o filme Tempos Modernos

Charles Chaplin foi diretor, escritor e ator principal deste filme o qual trata de maneira cômica uma realidade totalmente cruel. O filme é uma crítica ácida aos tempos da Revolução Industrial, no qual as máquinas tiravam o emprego dos funcionários e quando haviam funcionários, estes eram apenas méros coadjuvantes.

O período de Industrialização Clássica, como é conhecida a época da Revolução Industrial nas Eras da Organização, está fortemente relacionada com os fatos que são mostrados neste filme e o que deixa isso mais claro é a forma como os trabalhadores são tratados pela burguesia (chefes das fábricas), os funcionários são apenas mais uma pilha de recursos que geram lucro aos donos. Nada além disso. O fato dos trabalhadores serem tratados como recursos é uma das marcas primordiais da Industrialização Clássica. Outro ocorrido daquela época que chama a atenção, são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários são submetidos, alguns, têm de comer em cinco minutos ou menos.

No início do Século XX, nos EUA, Frederick Taylor iniciou uma ideologia, que daria partida aos princípios da Administração Científica. Podemos chamar essa ideologia de Movimento da racionalização industrial. Que consistia em: separar o "pensar" e o "fazer", a produtividade depende diretamente da remuneração e que o homem era um mero instrumento de trabalho. Podemos analisar de imediato que Taylor estava preocupado em Aumentar a produção para satisfazer a necessidade das demandas. E para que isso fosse possível ele teria que aproveitar mais sua mão de obra, capacitando cada operário para um certo setor da fábrica, formando assim a divisão de trabalho e logo agilizando o processo de produção com o mínimo de custo possível.

Esse foi um breve resumo da teoria elaborada por Taylor, agora comparando-a com o filme Tempos Modernos que também se passava no início do Século XX na Inglaterra. Podemos reparar o... [continua]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com