TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Filme Tempos Modernos

Exames: Relatório Do Filme Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do Filme Tempos Modernos

Serviço Social 2º Semestre

Professora: Rosa Paes

Sonia Maria Coelho Caldas

O filme Tempos modernos teve como diretor e ator principal Charles Chaplin o filme trata de maneira cômica uma realidade totalmente cruel. O filme se passa na Inglaterra no ano de 1930 é uma crítica aos tempos da Revolução Industrial no qual as máquinas tiravam o emprego dos funcionários e o modo de produção fordismo em massa. Outro ocorrido daquela época que chama a atenção são as longas cargas horárias de trabalho em que os operários são submetidos, alguns, têm de comer em cinco minutos e devido as longa carga horarias os funcionários desenvolviam muitas doenças entre elas os movimentos repetitivos (hoje chamado de lê) com isso alguns tinham que serem internados.

Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao apanha o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, se depara com um grupo de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira á frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão, como recompensa lhe é dado uma carta de recomendação na tentativa de conseguir um emprego, mas por ser desastrado sempre é mandado em embora.

Nesse momento, surge a outra personagem do filme, "a moça – uma menina em conflito com a lei do cais que se recusa a passar fome". Vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas tentativas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende, mas o solta em seguida após descobrir o engano. O operário arma um esquema para ser preso ao percebe que a moça foi presa também: rouba comida em um restaurante. São colocados no mesmo camburão e, durante um acidente com o carro, os dois fogem e sentados na grama enfrente a uma casa sonham com dias melhores onde terão casa e não más passarão fome, consegue um emprego como segurança em uma loja de departamento, logo é despedido por não ter evitado um assalto e por ter dormido no serviço.

No em entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café como dançarina e arruma outro para Carlitos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com