TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O programa de criação de atividade pedagógica

Resenha: O programa de criação de atividade pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Programa para criar atividade pedagógica.

O programa JClick possibilita que o professor crie atividades pedagógicas para serem realizadas com a utilização do computador.

Com algum conhecimento de informática, criatividade e disponibilidade, é possível criar jogos como quebra-cabeça, jogo da memória, jogos associativos, caça-palavras, esconde-letras/palavras/frases, etc.

Na internet encontram-se tutoriais explicando como elaborar as atividades. São tutoriais muito explicativos e de fácil compreensão. Dê uma busca no google e youtube.

O programa JClick você pode baixar aqui. Não se esqueça de baixar o instalador, o player (programa para visualizar as atividades) e o author (que é o programa onde criará as atividades). Embora a página esteja em espanhol, tem a opção de instalar o programa em português, basta selecionar a linguagem no início da instalação.

É necessário ter a plataforma java instalada no seu micro para poder rodar o programa. Se não tiver, baixe o java no baixaki ou superdownloads.

Estou fazendo experiências com o programa há uma semana e ele permite uma variedade muito grande de opções para se elaborar as mais diversas atividades, utilizando texto, imagem, vídeo, sons, etc.

É interessante acompanhar o tutorial e já ir realizando as atividades propostas, já que para aprender a se usar os recursos informáticos nada melhor do que a prática. É fazendo e aprendendo e vice-versa.

Um ponto muito interessante de um software de autoração é a possibilidade criar uma atividade ou sequências de atividades de maneira autoral, personalizada, que de fato atenda a realidade da sala. Permite que o professor elabore o conteúdo da sua maneira, enfatizando os objetivos que deseja alcançar.

Vou disponibilizar um exemplo para que possam avaliar, mas adianto que é minha primeira tentativa e ainda há o que se melhorar. É necessário descompactar o arquivo rar. Baixe a atividade-exemplo aqui.

Imagem de tela de exercício de caça-palavras criado com o JClick

JClic, é um programa de autor, de uso livre, desenvolvido numa plataforma Java, que serve para construir vários tipos de exercícios multimedia, tais como puzzles, associações, exercícios com texto, crucigramas e sopas de letras, podendo integrar som e imagem.

Pode fazer o download do programa e biblioteca de actividades, no endereço http://clic.xtec.cat/en/jclic/download.htm

O programa também funciona em Português.

Pode fazer o donwload do Manual JClic em português.

Alguns exemplos:

Constituição da Planta (5º ano de escolaridade)

Regimes Alimentares (5º ano de escolaridade)

Nutrientes (6º ano de escolaridade)

Sistema Circulatório (6º ano de escolaridade)

Passatempo sobre Galileu (7º ano de escolaridade)

Fonte: http://actividadesonline.blogspot.com.br/p/software-jclic.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com