TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio Supervisionado

Trabalho Escolar: Relatório De Estagio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ANA LÚCIA DE JESUS FERREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

NOVA VIÇOSA/UP DE POSTO DA MATA BA

2014

ANA LÚCIA DE JESUS FERREIRA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio Supervisionado I apresentado à Universidade de Uberaba (UNIUBE-EaD) do Curso de Serviço Social, 5º período, para a disciplina de Estágio I

NOVA VIÇOSA/UP DE POSTO DA MATA BA

2014

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.................................................................................................. 04

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I............................................. 05

CONCLUSÃO...................................................................................................... 07

REFERÊNCIAS............................................................................................ 08

ANEXOS ..................................................................................................... 09

APRESENTAÇÃO

A busca pelo conhecimento é uma tarefa árdua e desafiante que envolve múltiplas determinações colocadas pela dinâmica da realidade. Significa o olhar sobre o simples, sobre o que está posto, mas com a intencionalidade de desvelar esse simples que oculta elementos concretos que só se revelam em um processo de investigação. Com este pensamento tem-se o desafio de escrever essa dissertação.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

O presente relatório é uma exigência da Universidade de Uberaba (UNIUBE EAD) do Curso Bacharelado em Serviço Social, para fins de comprovação da realização de estágio supervisionado I, tendo como Supervisora Acadêmica, Selmária Tatiana Alves de Carvalho Oliveira e como Supervisora de Campo, Geisiane Conti Tineli. O período de estágio é de 11 de Novembro a 12 de Março de 2014.

O presente relatório tem por finalidade relatar o dia-a-dia do meu estágio obrigatório relativo ao curso de Serviço Social, realizado no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Posto da Mata – Nova Viçosa, Estado da Bahia, cujo objetivo se constituiu em observar o atendimento diário a todas as pessoas que buscam ajuda para os diversos tipos de problemas sociais.

O dia a dia do CRAS é demasiado movimentado, no que tange ao atendimento diário a famílias de diversas classes sociais.

Desenvolvendo o processo de observação e registro das ações do CRAS, percebeu-se que a quantidade de atendidos, bem como, mensurar a soma dos problemas sociais, que desembocam no centro, referendados pelo sofrimento da pessoa carente, evidenciando o descaso do poder público e a ausência da base social, por mais rudimentar que seja, deixando claro, a grande parcela da sociedade, exposta a riscos e à margem da educação, da saúde, do mercado do trabalho, enfim, em total vulnerabilidade.

Observou-se, em todo o período de estágio, a procura por vários serviços, como; laqueadura, carteirinha de idosos, requisição para documentação, requerimento BPC, agendamento no INSS, cadastro para cesta básica e outros serviços.

São vários os serviços procurados no balcão do CRAS. São necessidades básicas que, pela falta de estrutura familiar e social, fez com que famílias chegassem a apresentar tantas dificuldades.

No primeiro momento, toda ação, o fazer e o agir do assistente social, causa certa ansiedade, assustando um pouco, evidenciando a diferença marcante entre a teoria e a prática. Observou-se que a prática desnuda qualquer detalhe, revelando todas as mazelas e distúrbios a que o ser humano possa se encontrar como vítima.

Sabe-se que a teoria dinamize uma realidade prevista e, até certo ponto incrédula, porém, a prática nos mostra uma realidade nua e crua. Meios de trabalho frente às necessidades que, às vezes estão bem distante de uma solução, haja vista que a assistente social, mesmo com todo um conhecimento técnico, apresentou, em alguns momentos certa dificuldades diante de tamanha demanda.

Ainda durante o período de observação, pude registrar o atendimento a crianças e adolescentes, além de idosos.

O conhecimento da realidade tem sua própria existência, tem seu próprio sentido de constituir-se, se apresenta como desafio ao Serviço Social.

É desafiante porque é preciso apreender a totalidade para compreender a realidade e desvendá-la, uma vez que pode ser feito de interações reais e concretas entre os elementos, dentro do contexto da atuação ativa ou passiva da totalidade complexa, o que significa pensar além da imediaticidade, ou seja, compreender as mediações, os determinantes de dado fenômeno, compreender a essência do fenômeno, que esse não se evidencia de forma imediata. Como estagiária houve vontade de atuar diretamente no ofício, apesar das dificuldades vivenciadas. É gratificante poder ajudar pessoas com problemas, às vezes nada comuns, um tanto difíceis. Buscar encontrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com