TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado

Ensaios: Relatório De Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  9.799 Palavras (40 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 40

MARIANNI CHRISTINA MOREIRA COSTA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio supervisionado apresentado como exigência parcial para obtenção do título de especialista em psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora Maria Conceição Gobbo Medda.

São Paulo

2013

MARIANNI CHRISTINA MOREIRA COSTA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de estágio supervisionado apresentado como exigência parcial para obtenção do título de especialista em psicopedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Professora Maria Conceição Gobbo Medda.

Aprovado em:..................../..................../....................

Profª Maria Conceição Gobbo Medda

Dedico este trabalho ao meu namorado, Rodrigo Galvão Viana, que esteve ao meu lado, demonstrando paciência e me incentivando a concluir esta fase de estudo e dedicação.

AGRADECIMENTOS

Agradeço:

Aos meus pais, por serem os maiores responsáveis pela minha formação moral, pela dedicação eterna e por acreditarem em mim sempre.

Aos meus irmãos, Renato e Victor, por fazerem parte da minha vida e compartilharem uma história.

Às minhas tias e meus tios, por tudo o que representam na minha vida, por estarem sempre disponíveis e por serem exemplos pra mim.

Às minhas queridas primas, pelo carinho e pela convivência.

Aos meus amigos, Danilo Scarmeloti, Juliana Meneguello, Luciana Meller, Marcelo Barduk e Solange Onoue, por dividirem momentos de alegrias e serem os responsáveis por incontáveis gargalhadas.

Às amigas e colegas da turma de pós-graduação do Curso de Psicopedagogia 2012 / 2013, pelo convívio agradável nesse período, pela atenção e pelo compartilhamento de ideias e ideais.

À Profª. Ms. Maria Conceição Gobbo Medda, por todas as orientações e palavras de incentivo.

Ao Lar São José, pela receptividade e abertura para a realização do estágio.

A todos os que, de uma forma ou outra, contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.

Obrigada.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................06

1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:...........................................................09

2. DESCRIÇÃO, COMENTÁRIOS E ANÁLISES DAS ATIVIDADES REALIZADAS.....................................................................................................13

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................62

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................64

5. ANEXOS..............................................................................................................67

5.1. PROJETO DE ESTÁGIO EM PSICOPEDAGOGIA........................................................................................68

5.2. CARTA DE ENCAMINHAMENTO PARA ESTÁGIO.........................................................................................................76

5.3. DECLARAÇÃO DE ACEITE DE ESTÁGIO......................................................77

5.4. DECLARAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO............................................78

5.5. FICHA DE CONTROLE DE ESTÁGIO..............................................................79

5.6. FICHA DE CONTROLE DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO...........................................................................................................81

6. APÊNDICES........................................................................................................83

6.1 DEVOLUTIVA.....................................................................................................84

INTRODUÇÃO

Em minha experiência clínica e institucional como fonoaudióloga, constatei, com o passar dos anos, que não é incomum que crianças, mesmo após receberem alta fonoaudiológica, continuarem necessitando de algum tipo de intervenção, principalmente e geralmente, quanto à melhora de qualidade no seu processo de aprendizagem. Muitas crianças, então, ao encerrar o acompanhamento fonoaudiológico, têm a necessidade de ser encaminhadas a um psicopedagogo ou de receber algum tipo de reforço escolar. Passei a me questionar a respeito do motivo pelo qual isso acontece com frequência e a me cobrar no sentido de fazer algo a mais por esses sujeitos para que esses encaminhamentos não fossem necessários.

A partir dessa reflexão, surgiu meu interesse em estudar mais profundamente os aspectos envolvidos na aprendizagem, sempre considerando o que poderia ser feito para prevenir possíveis dificuldades nesse processo.

Ao entrar em contato com a psicopedagogia, no curso de pós-graduação, verifiquei que essa área de conhecimento é, historicamente, reconhecida por sua intervenção clínica e, atualmente, há um grande crescimento da ação do psicopedagogo em escolas e instituições, ampliando e alicerçando sua prática preventiva. Segundo Porto (2006), o foco do psicopedagogo na instituição é a prevenção das dificuldades de aprendizagem, o que passa pela construção de uma dinâmica relacional sadia de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com