TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Educação Especial

Artigo: Relatório Estagio Educação Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  5.571 Palavras (23 Páginas)  •  2.653 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

UTA – CORPOREIDADE E INCLUSÃO

BELO HORIZONTE

2013

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO ESPECIAL

UTA – CORPOREIDADE E INCLUSÃO

Relatório de Estágio - Educação Especial apresentado à UTA – Corporeidade e inclusão , no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Fernanda Nunes Costa

Centro Associado: Curitiba

BELO HORIZONTE

2013

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA........................................................5

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.........................................................6

2.3. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO.....................................................................................................8

2.3.1. CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO...............................8

2.3.2. CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA.................................................................................................................9

2.3.3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO.........................................10

2.3.4. DESCRIÇÃO DAS DIMENSÕES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO(A) PROFESSOR E DA TURMA ESTAGIADA................................................................11

3. PLANO DE AULA ..................................................................................................20

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................22

5. REFERÊNCIA........................................................................................................24

1- Introdução

O estagio supervisionado do curso de pedagogia é uma atividade de suma importância para o acadêmico, visto que, é a chance que o aluno tem de vivenciar na pratica as diversas situações do contexto escolar.

O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina “estágio supervisionado – educação especial -UTA – corporeidade e inclusão” e representa uma prática investigativa, formadora e crítico-reflexiva de fundamental importância para nossa formação acadêmica e para a construção de nossa identidade docente , além de fornecer a aproximação do acadêmico com sua futura área de atuação.

Esta prática tem como principais objetivos , discorrer sobre o futuro do professor, oferecer caminhos que levem à reconstrução do conhecimento e, e principalmente dar ao0 aluno a chance de entender como se encontras a inclusão nas escolas, bem como fazer uma reflexão critica sobre a mesma, buscando sempre melhorar sua pratica.

Nosso campo de estágio foi o colégio santa Tereza . Este relatório contém as informações de como se encontra a realidade das estruturas físicas e humanas da instituição e principalmente como está sendo conduzido o trabalho de inclusão da referida instituição.

O estagio foi realizado em uma sala de 2º período da Educação Infantil,

onde se reúne ao grupo uma criança altista.

Dentro de uma metodologia de ensino voltada para atividades lúdicas, realizamos um estagio mais voltado para a observação, porém com a nossa participação em certas atividades em grupo.

Este relatório é constituído por introdução, desenvolvimento, identificação da escola estagiada, concepção pedagógica da escola descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado, caracterização dos espaços de observação, caracterização dos profissionais que atuam na escola estagiada, descrição das atividades do pedagogo, descrição das dimensões do trabalho pedagógico do (a) professor e da turma estagiada, plano de aula e considerações finais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O referido estágio foi realizado no Colégio Santa Tereza, situado na Rua Salinas, número 1393, bairro Santa Tereza, CEP 31015-190, cidade Belo Horizonte, estado Minas Gerais , telefone : 34630440, e-mail: equipecolegiosantatereza@yahoo.com.br. O Colégio Santa Tereza atende no horário das sete horas da manhã até as dezenove horas da noite . O colégio atende crianças em horário regular e em horário integral. Para as turmas de meio período, o horário é das sete horas e vinte minutos às onze horas e quarenta minutos para o período matutino, e das treze horas trinta às dezessete horas e quarenta minutos para as crianças do período vespertino.

O Colégio Santa Tereza atende crianças do berçário ao Ensino Fundamental I , sendo que na Educação Infantil são três salas de berçário , com refeitório, banheiro, e sala de estimulação sensório motora, uma sala de maternal I, uma sala de maternal II, uma sala de maternal III , duas salas de primeiro período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com