TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio educação especial

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.615 Palavras (19 Páginas)  •  1.132 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ANDRESA MELISA REBELLO TURMA 08/2012

JUCIANE MARIA DOS SANTOS, 843730 TURMA 08/2012

MIRIAM TEREZINHA H.HENRICHS,843918  TURMA 08/201

EDUCAÇÃO ESPECIAL PESQUISA E PRÁTICA

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

EDUCAÇÃO ESPECIAL PESQUISA E PRÁTICA

Relatório Educação EspecialPesquisa e Pratica a UTA –corporeidade e inclusão,no curso de Pedagogia à Distancia do Centro Universitário Internacional UNINTER

Tutor Local: Simone Soares Pinto

Centro Associado Capitão Leônidas Marques

CAPITÃO LEÔNIDAS MARQUES

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................4

EDUCAÇÃO ENSINO E PESQUISA.................................................................5

2.1- EDUCAÇÃO E ENSINO...........................................................................5

2.1.1- PESQUISA............................................................................................

2.1.2- EDUCAÇÃO E PESQUISA.........................................................

2.1.2. COMO FORAM TRATADAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AO LONGO DA HISTORIA…………………………………………………………………………………...................5

2.1.3. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA…………………………………………………7

2.1.4COMO INOVAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL...........................8

2.2 DADOS COLETADOS………………………………………………………...................................................8

2.2.1CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA EM QUE O ESTÁGIO FOI REALIZADO.........................................................................................................8

2.2.2OBSERVAÇÕES OBTIDAS.....................................................................9

2.2.3 NAS ENTREVISTAS..........................................................................................9

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS………………………………...…….….………….10

4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS……..…………………..…………………11

1 - INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO ESPECIALPESQUISA EPRÁTICA

O estágio foi desenvolvido em uma escola Publica/Estadual onde é ofertado nos níveis de ensino fundamental ll, ensino médio, Eja e duas turmas de extensão de ensino normal aonde uma irá se formar no presente ano.

A metodologia adotada durante a realização do estágio foi, Pesquisa com os profissionais que atuam na instituição, fazendo uma analise do dia a dia escolar, registrando todos os dados onde obtivemos as informações necessárias para fazer o relatório do estágio. Como observação, em sala de aula, alunos, professor, observar a participação o desenvolvimento das atividades no decorrer do período, houve nesse tempo troca de idéia experiências que nos como observadores aproveitamos muito.

De acordo com GIL (2002, p.19) pesquisa constituí-se como um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos.

A pesquisa é defendida pelos especialistas como princípio da formação docente, pois ela possibilita a transformação dos saberes na busca de melhoria para a prática educacional. Ela é utilizada como um método para que o professor possa investigar diferentes assuntos relacionados ao contexto educacional. Tais investigações vão além de simples pesquisas, mas podem contribuir muito para o processo de ensino-aprendizagem. (JUSTINO, 2011 p. 47)

A pesquisa é uma forma de questionar e investigar a realidade por meio das respostas de tais indagações, construindo com isso novos conhecimentos para modificar ou melhorar a realidade investigada.

O estágio supervisionado é uma exigência da LDB – Lei de diretrizes e bases da Educação nacional nº. 9394/96 nos cursos de formação de professores.

        O Estágio supervisionado é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Alem de ser um importante instrumento de integração entre escola, universidade e comunidade. O estágio deve ser visto como uma passagem, onde as atividades desenvolvidas contribuam para a reafirmação da escolha por essa profissão (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 100).

2- EDUCAÇÃO, ENSINO E PESQUISA


        A pesquisa é uma forma de investigação que envolve uma série de procedimentos necessários para que seja realizada e concluída de forma satisfatória. Esse conjunto tem por objetivo produzir novos conhecimentos e determinado campo científico, contribuindo assim com o desenvolvimento das diferentes áreas do conhecimento.

        2.1.         EDUCAÇÃO E ENSINO

        A educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.

        Para Preti(1996),ensino ‘‘representa a instrução, socializada de informação, aprendizagem etc.’’ enquanto educação é definida por Maroto (1995) como ‘‘estratégia básica de formação humana, a prender e aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar etc.’’
        A educação, o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem com o indivíduo em decorrência das influências do meio onde está inserido.
        O termo
ensino, para Landim (1997) , está ligado às atividades de treinamento, adestramento, enquanto educação concentra  - se na prática educativa de modo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (210.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com