TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final De Curso

Por:   •  16/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

E.E.E.P PROFESSOR ANTONIO VALMIR DA SILVA

RUTHIELLE DOS SANTOS LOPES

RELATÓRIO FINAL DE CURSO

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

CAUCAIA - CE 2022

RELATÓRIO FINAL DO CURSO

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Relatório Final de Estágio apresentado ao Curso Técnico em Edificações da E.E.E.P Professor Antônio Valmir da Silva como Requisito parcial à obtenção do certificado De Conclusão do curso Técnico.

Orientador: Mayara Jeronimo Supervisor: Roberto Cordeiro

[pic 2]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. ESTÁGIO        5
  1. SEMANA PREPRATORIA        5
  2. MEDIAÇÕES        5
  3. PROJETO SOCIAL        5
  1. EMPRESA        6
  2. ANEXOS        7
  1. ANEXO PROJETO SOCIAL        9
  1. CONCLUSÃO        10
  1. INTRODUÇÃO

O Estágio supervisionado faz parte da grade curricular do curso técnico em edificações, no colégio Professor Antonio Valmir da Silva, sendo assim todos os alunos tem um período de 300 horas para colocar em pratica os ensinamentos aprendidos em sala de aula, como também, adquirir novos conhecimento e experiências da sua área de atuação.

O estágio proporciona uma boa formação profissional para o aluno, mas não somente pela oportunidade de colocar seus conhecimentos em pratica, como também por oferecer o primeiro contato com a área no mercado de trabalho, fazendo assim o estudante já ter experiências para futuras oportunidades na sua vida profissional.

Nesse relatório o estágio citado a seguir foi efetuado na Universidade Federal do Ceará, no laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação (LMSP), responsável pelas aulas práticas da disciplina de mecânica dos solos e prestação de serviços para diversas empresas em todo o País. Durante o período de 04 de dezembro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022 (no total de 300 horas), a empresa me deu a oportunidade de uma formação aprofundada em ensaios ligados a mecânica dos solos, participando das atividades de ensino e pesquisa, obtendo o melhor entendimento da importância dos ensaios para futuras construções.

  1. ESTÁGIO

O estágio realizado na UFC (Universidade federal do Ceará) teve início no dia 04/12/2021 e foi finalizado no dia 11/02/2022, no total de 300 horas. As atividades realizadas foram ensaios, relatórios e preenchimento de planilhas.

No início do estágio, por ser final de ano a demanda de trabalho estava pouca, então foi realizado poucos ensaios com algumas amostras de solo que tinham chegado do Piauí, os ensaios realizados foram os básicos como, granulometria, sedimentação, limite de liquidez e plasticidade, CBR e compactação. Depois que novas amostras foram chegando iniciou-se os ensaios mais complexos, como por exemplos o de densidade, rompimento, permeabilidade, entre outros.

Depois de cada ensaio era necessário realizar um relatório com tudo que foi feito, para repassar os procedimentos que foram realizados para as empresas responsáveis, além dos relatórios também era necessária uma planilha com os resultados dos ensaios.

  1. SEMANA PREPRATORIA

Do dia 30 de agosto ao dia 02 de setembro de 2021, nossos professores técnicos responsáveis por nos orientar para o estágio, focaram em nos repassar instruções e tirar nossas dúvidas sobre o estágio, também nos orientando a forma correta de executar certas ações como preencher a frequência, comportamento em ambiente de trabalho e instruções de como deveríamos a reagir em diversas situações. Foram abordados também temas como Trabalho em equipe, segurança no estágio e etc. Assim contribuindo para nossa preparação do estágio.

  1. MEDIAÇÕES

As mediações que são os encontros feitos uma vez ao mês com todos os estagiários e orientadores servem para esclarecer as dúvidas surgidas durante o período que estamos estagiando, os orientadores utilizam esse momento para nos dá feedback de como estamos se saindo no estágio, e dicas de como melhorar nosso desempenho.

  1. PROJETO SOCIAL

No projeto social ficou decidido que a turma se dividiria em equipes de 9 pessoas e cada uma ficaria responsável por um projeto. Por vez na equipe a qual faço parte a escolha do projeto social foi um terreno localizado no bairro Itambé/Caucaia, com o intuito de realizar um projeto arquitetônico, hidrossanitário e elétrico de uma residência familiar composta por 4 pessoas, sendo 1 casal e 2 filhos.

Dentro da nossa equipe foi divido as tarefas entre as 9 (nove) pessoas, eu fiquei responsável pela parte arquitetônica, onde realizei o desenho da planta baixa, cortes e fachada.

[pic 3]

  1. EMPRESA

O Laboratório de Mecânica dos Solos e Pavimentação foi criado tendo como objetivo a realização de aulas práticas para a disciplina de mecânica dos solos na graduação do curso de Engenharia Civil da UFC. Na sua estrutura inicial executava apenas os ensaios básicos de caracterização, permeabilidade e cisalhamento direto da mecânica dos solos. Em seguida junto a um projeto do FINEP (Financiadora de estudos e Projetos) novos e modernos equipamentos foram adquiridos como o Ensaio de Compressão Triaxial e o Ensaio de Cone Elétrico, sendo este pioneiro e único em funcionamento no Nordeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com