TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio Facial

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

A busca pela pele perfeita e pelo embelezamento tem crescido nos últimos anos, para obter uma boa aparência, aspecto de ser mais jovem e com isso muitos estão buscando tratamentos estéticos com toda essa finalidade. Homens e mulheres buscam esses avanços tecnológicos para retardar o envelhecimento, para se sentirem mais atraentes, bonito (SHMIDTT, et. al., 2010).

A pele é o órgão maior do corpo humano, sendo uma barreira de proteção contra agentes internos e externos, sendo controlados por perdas de fluidos corporais, penetração de substancias nocivas do organismo. Sendo ela dividida em epiderme, derme e hipoderme com características diferenciadas. A epiderme se subclassificação em granulosa, basal, espinhosa e córnea. Sobre a basal são encontrados as células dendríticas que dão origem aos melanócitos. (MOURA; MIRANDA, ESQUISSATO 2017).

A melanina é uma molécula química muito complexa responsável pela cor da pele, cabelos e até mesmo olhos. Atuando como uma proteção celular, e neutralização contra os radicais livres, evitando assim o envelhecimento celular (SILVA, 2017).

Atualmente a procura por tratamentos estéticos, cosméticos é muito grande devido as disfunções que estão acometendo a pele. As discromia uma patologia definida como alteração da cor natural da pele, devido ao sistema de melanócitos, podendo ter caráter localizada, difusa, regional ou circunscrita no corpo. Ela pode ser classificadas como acromias, hipocromias e hipercromias (GONCHOROSKI; CORRÊA, 2005).

        As hipercromias é caracterizado por uma hiperpigmentação ou hipermelanose, que se caracteriza pelo excesso na produção de melanina resultando no surgimento de regiões escuras, sendo essa a mais comuns. Já as acromias é de a ausência da produção de melanina podendo até apresentar um esbranquiçado generalizado. A hipocromias é denominada deficiência na produção de melanina como hipopigmentação, leucodermia e até mesmo hipomelanose isso é acarretado devido a produção insuficiente do melanócito e assim as regiões que ocorre essa disfunção fica mais clara que a tonalidade da pele (TEDESCO; ADRIANO; SILVA, 2007).

Dentre as disfunções estética de coloração melasma uma hipermelanose comum, adquirida simétrica, caracterizada por maculas acastanhadas de contornos irregulares porém limites nítidos. Observa-se na face, fronte têmporas, pálpebras, mento, membros superiores e colo. Largamente debatida o melasma seus fatores potenciais são os raios ultravioletas, predisposição genética, hormonioterapias, gravidez (MONTEIRO, 2012).

Melasma deriva do grego “melas”, que significa negro, e deve ser preterido em relação ao termo cloasma, que é usado com o mesmo significado, sendo também derivado do grego “cloazein”, que significa estar esverdeado. Acomete geralmente mulheres em idade fértil, com foto tipos intermediários (pele castanha e parda), de origem hispânica ou oriental, habitantes de regiões tropicais, sendo mais frequente entre latinos, porém de rara ocorrência em homens (COSTA et al, 2011).

Princípios ativos despigmentastes são utilizados no tratamento clareando a pele e manchas pigmentadas, ocorrendo em diferentes mecanismos de ação ligados a transferência e interferência da mesma. Atuam inibindo sua formação, no transporte de grânulos, alterando a química da melanina, inibindo a enzima tirosinase, destruindo alguns melanócitos e inibindo a formação de melanossomas. (ANDRADE et al, 2012).

A face é uma das parte do corpo que está diretamente relacionada com o mundo. Através de expressões faciais que com o passar do tempo vai se perdendo o tônus muscular, e com isso tende aparecer o envelhecimento facial. Esse processo se dá quando a perda da gordura subcutânea e do colágeno dérmico que resulta em linha de expressão. E outro fator é a idade devido à perda volumétrica e ação dos músculos. O SMAS (sistema musculoaponeurotico superficial) que é caracterizado pela perda da fáscia muscular que surge a flacidez e rugas na pele (SILVA, et. al. 2013).

Antes de qualquer tratamento facial uma limpeza de pele deverá ser realizada, os produtos a serem utilizados  devem ser adequados ao biótipo cutâneo. Ela é indicada para extrair comedoes, as pústulas e os miliuns. A limpeza de pele não é apenas uma higienização facial , é um dos procedimentos facial mais complexos e de maior procura pelos clientes ( OLIVEIRA, 2017).

A hidratação facial é de extrema importância para se beneficiar de futuros tratamento estéticos pois mantem a mesma equilibrada e com o manto hidrolipedico restaurado. As máscaras hidratantes tem função de umectação e oclusão, evitam a perda de agua transepidermica ou retenção hídrica. Entre os ativos dos cosméticos hidratantes estão as vitaminas A, C, E, lipídios, oligoelementos, argilas aminoácidos, cerâmicas alfa-hidroxiacidos entre outros (OLIVEIRA, 2017).

Outra disfunção relacionada a pele é o envelhecimento cutâneo, processo que não interfere a pele mais a auto estima do cliente. Isso ocorre devido a fatores extrínseco e intrínseco. Extrínseco tem como principal causo o fotoenvelhecimeto que é ocasionado pela radiação ultravioleta, aonde a pele apresenta característica espessa, com rugas profundas, manchas mais escuras ou hipopigmentação, podendo apresentar a telangectasias. O fator intrínseco é determinado pelo fator genético que ocorre no seres humanos lentamente, nesse processo a característica da pele é apresentada de forma seca, frágil, leve atrófica, perda da elasticidade e rugas (RIBEIRO, 2010).

Esse processo do envelhecimento é devido a perda gradual de colágeno, proteína e elastina, que compõe o tecido conjuntivo. E com o passar dos tempos os avanços tecnológicos vários procedimentos vem sendo estudados com intuito de retardar o envelhecimento, através de ativos, hidratantes, clareadores, firmadores, queratolíticos entre outros (ESTRELA, et. al., 2014).

Um dos tratamentos que vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de rejuvenescimento é a rádio frequência seu objetivo é elevar a temperatura dos tecidos entre 40 à 43 graus Celsius, atingindo essa temperatura ocorre a o aumento da oxigenação tecidual, consequentemente um maior aporte de nutrientes os fibroblastos são ativados e novas fibras de colágeno e elastinas se formam (BORGES, 2010).

A Rádio Frequência na literatura é descrevida por produzir efeitos térmicos, aonde tem-se uma diminuição da extensibilidade e o aumento da densidade das fibras colágenas promovendo um efeito lifting (BORGES, 2010).

Um dos métodos para revitalizar a pele é a microdermoabrasão sendo um método mecânico criado em 1.905, pelo dermatologista alemão Kromayer. De modo não invasiva, superficial, rápida recuperação e de fácil aplição é um procedimento que estimula a mitose celular da pele, através do seu desgaste pela esfoliação causada na superfície da pele. A microdermoabrasão, é utilizada por duas técnicas de esfoliação o peeling de cristal e o peeling diamantado e atualmente são aplicadas no tratamento do fotoenvelhecimento, amenizando rítides finas, texturas irregulares, pigmentações cutâneas, melhorando a luminosidade e a qualidade da pele (BORGES, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (631.2 Kb)   docx (491 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com