TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Administração Escolar

Por:   •  3/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.933 Palavras (8 Páginas)  •  5.276 Visualizações

Página 1 de 8

INSTTITUTO DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DO SABER

MARIA CLAUDIA SOUZA DE CARVALHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Rio de Janeiro, 2015


INSTTITUTO DE EDUCAÇÃO COLÔNIA DO SABER

MARIA CLAUDIA SOUZA DE CARVALHO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

.

Relatório de Estágio apresentado para a conclusão do Estágio Supervisionado do Módulo I em Administração Escolar da Instituição Colônia do Saber.

Tutora: Dinah da Silva Ferreira

Rio de Janeiro 2015


SUMÁRIO

Introdução        

Desenvolvimento        

Conclusão        10

Referências        11

ANEXOS        12



INTRODUÇÃO

A palavra gestão significa administrar, governar, dirigir. Significante também a manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou uma organização de forma a garantir os melhores resultados. Nesse sentido entendemos que a Escola é um tipo de organização constituída de recursos materiais, financeiros e humanos, que precisam ser administrados para se obter os melhores resultados, que no caso é a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem dos alunos.

Gerenciar é uma ação bastante abrangente que tem suas peculiaridades e mesmo paradoxos. A despeito disto, o ato de gerir uma instituição Escolar constitui-se em oportunidade de atingir com parceiros que sabem traduzir o termo “escola”.

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a prática da Administração Escolar e minha expectativa é documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria.

A instituição observada tem caráter educacional com objetivos e explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educandos por meio da aprendizagem e dos conteúdos com intuito de formar cidadãos participativos reconhecendo seu papel dentro de uma sociedade em constantes transformações.

Tendo com origem as experiências administrativas escolares, a organização se apropria de princípios e métodos escolares. Traz como autonomia, a ideia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidade compartilhada pelas comunidades internas e externas da instituição escolar.

A direção da instituição escolar além da função do processo organização é do cunho educacional, social e pedagógico para atingir suas finalidades determina papeis e responsabilidades assim como funcionamento entre vários setores que determinam a estrutura organizacional.


DESENVOLVIMENTO

O estágio em educação Administração escolar, foi realizado numa Instituição pública Espaço de Desenvolvimento Infantil Karine Lorraine Chagas de Oliveira, localizado a Rua Ururaí, 550, bairro de Honório Gurgel, próximo a Vila Olímpica e foi inaugurado dia 21 de julho de 2011 na cidade o Rio de Janeiro, reunindo no mesmo ambiente a creche e a pré-escola. Atende crianças de seis meses a 5 anos de idade.Cada sala de atividades conta com o professor de Educação Infantil e Agentes de Educação Infantil.A instituição possui:9 de 8 salas de aulas utilizadas;Sala de diretoria;Sala de professores;Cozinha;Sala de leitura;Parque infantil;Berçário;Banheiro dentro do prédio;Banheiro adequado à educação infantil;Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida;Dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida;Sala de secretaria;Banheiro com chuveiro;Refeitório;Despensa;Pátio descoberto;Área verde;Lavanderia.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Karine Lorraine, através de um ambiente acolhedor e estimulador, promove o desenvolvimento integral de suas crianças, favorecendo a cidadania, a inserção cultural, a construção de valores e autonomia.Tendo o objetivo de tornar-se referência em QUALIDADE de atendimento e na área pedagógica entre as escolas infantis do Rio de Janeiro.

Segundo o PPP a missão do Espaço de Desenvolvimento Infantil Karine Lorraine, é possibilitar as crianças o desenvolvimento integral de suas habilidades física, psíquica, cognitiva e social, formando e dando-lhes condições de tornarem-se sujeitos de sua própria ação, bem como, propiciar a interação entre as crianças, considerando as diferentes formas de sentir, expressar e comunicar a realidade por elas, resultando em respostas diversas que são trocadas entre si e que garante parte significativa se suas aprendizagens, levando em consideração que a criança é a principal construtora de seu conhecimento com suas características próprias, permitindo que a mesma supere, cada vez mais e melhor o seu estado atual, assim sendo, constrói o próprio conhecimento através da ação.

Seu Objetivo é oportunizar a construção da identidade e autonomia: fortalecendo a autoestima, promovendo situações nas quais as crianças possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais; usando sua imaginação e criatividade, com ênfase à afetividade, a cooperação, socialização e organização; favorecendo a interpretação da realidade; estabelecendo relações entre novas informações e a realidade das crianças para construir o conhecimento, compreendendo a sociedade e interagindo nela.

A instituição, estando situada numa região de bairro atende a crianças pertencentes a um nível sócio econômico médio baixo. Atualmente a creche atende em média 200 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, sendo divididos entre o berçário, maternal, e pré-escola.

A Secretaria municipal de Educação oferece treinamento e capacitação através de jornadas pedagógicas e centros de estudos em datas previamente determinadas.

Os Benefícios e Vantagens do Servidor Público Municipal são:

Gratificação adicional por tempo de serviço – Triênio; Salário-Família; Licença para tratamento de saúde; Licença à Gestante; Aleitamento; Licença Paternidade; Licença-Avó; Licenças-Avô; Licença Adotante; Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família; Licença Especial; Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge; Licença para Trato de Interesses Particulares; Licença para Serviço Militar Obrigatório; Afastamento por Casamento (Gala); Afastamento por Luto (Nojo;Afastamento para estudo no exterior ou em qualquer parte do Território Nacional; Férias; Faltas em dias de prova ou exame; entre outros. E cumpre com todas suas obrigações trabalhistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com