TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estagio supervisionado em ensino fundamental I

Por:   •  29/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de estagio supervisionado em ensino fundamental I

1) DADOS DO ALUNO/CURSO

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeira do Sul  

Nome: Joslaine da Silva Borges

RGM: 19152515

 Disciplina: Estagio supervisionado em ensino fundamental I

Ano/semestre de realização do estágio: 4º/2019

Quantidade de horas realizadas: 100/horas

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Nome da Instituição: E. M. Profº  Valdelice Aparecida Medeiros Prass

Endereço: Pç. Manoel Almeida dos Santos s/nº,

Bairro:Pq. Pirajussara

Cep: 06815-005

Cidade: Embu das Artes – SP

Telefone: (11) 4783-3100

Vinculada a Secretaria Municipal de Embu das Artes – SP

O presente relatório consiste em relatar as experiências vividas durante as atividades proposto pela disciplina Estágio Supervisionado em Pedagogia e licenciatura da Universidade Cruzeiro do Sul –EAD, 4º/2019. Realizado na Escola Municipal E. M. Profº Valdelice Aparecida Medeiros Prass de Ensino Fundamental I e II. As atividades que posteriormente serão relatadas ocorreram na sala da fase 4º. dos anos iniciais do ensino fundamental, durante o turno da tarde. A escola se mostra se bem preparada para faixa etária da fase 4º. do ensino fundamental I,com banheiro lavatórios, mesas e cadeiras na altura das crianças, conta com salas amplas e bem arejadas . Neste momento pude notar que a escola não esta totalmente preparada para a inclusão do aluno com deficiência motora, pois mesmo tendo rampa de acesso para cadeirantes, não tem elevadores, sendo que as salas da fase 4º. dos anos iniciais, estão em níveis superiores. Os conteúdos são repassados de forma planejada, organizada e programada de acordo com os temas do planejamento, verificando-se o esforço por parte da professora Vanice da Silva Oliveira, para que os alunos internalizem o que está sendo transmitido em sala de aula. Era notável que a professora planejava as atividades, e ao chegar à sala de aula havia um roteiro pronto a ser trabalhado.

3) INTRODUÇÃO

E no estágio que temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos ate o momento do estagio, de refletir sobre quais práticas iremos escolher futuramente, observando  as formas de agir que os professores tem  dentro de uma sala com crianças do anos iniciais do Ensino Fundamental. É possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão. Uma vez que o Estágio Supervisionado nos proporciona a visualização da prática  concreta  da teoria, assim nos permite observar o quanto à teoria é necessário no momento de ação docente. Com toda essa vivencia pude, perceber que muito docente se esforçam o Maximo possível para ensinar, mesmo sem o material necessário ou auxilio dos pais.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação

O estágio nos deu a oportunidade de estar, efetivamente, frente à sala de aula. Tem-se a oportunidade de estar na pele do professor, literalmente. Percebemos como será nossa prática, nosso dia a dia em um Centro de Educação Infantil, como educador. Nos cursos de licenciatura em pedagogia torna-se muito importante a pratica dos estágios supervisionados como um momento de contato e reflexão acerca da futura prática profissional do aluno. Além de adentrar em um campo específico, é possível por meio de observações e intervenções vivenciar e sentir os desafios e possibilidades a serem enfrentadas pelo aluno em processo de formação, pois se torna possível observar dificuldades e também direções a seguir, além de promover o contato com a prática. Muitos alunos desses cursos de formação de professores, apesar de estarem em um período avançado da graduação não reconhecer a importância do estágio, é preciso compreender que ele é para o aluno fonte de muita aprendizagem. Portanto, nosso objetivo é o constante processo de aperfeiçoamento até chegar a um patamar aceitável onde possamos dizer que estamos prontos a assumir uma sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com