TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do filme Sociedade dos poetas mortos

Seminário: Relatório do filme Sociedade dos poetas mortos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Seminário  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório do filme Sociedade dos poetas mortos

O filme baseia-se em alunos que eram mandados por seus pais para uma escola muito rígida, não tinham liberdade de expressão; mas essa história muda quando conhecem o professor Keating, que ao longo do filme estimula os alunos a terem opinião própria.

Por meio do Sr. Keating os alunos descobrem que existia uma sociedade, da qual o professor participava quando era jovem, ficam curiosos e impressionados e resolvem retomar a idéia da sociedade que se denominava "Sociedade dos poetas mortos", eles seguem um lema dado pelo professor "Carpem Diem" que significa "aproveitar o dia”,

Cada membro tentou aproveitar seu dia de forma diferente; um apaixonou-se por uma garota e incentivado pela sociedade escreve poemas, se declara pra ela... Outro chamado pelo grupo de Nuwanda, por nunca ter tido tal liberdade, abusa um pouco dela a ponto de desrespeitar o diretor em público.

Tinham também Todd e Neil; Todd era muito tímido , que nem sequer conseguia falar em público , mas ao longo do filme com a ajuda do professor ele vai perdendo a timidez. O outro integrante da sociedade, Neil, descobriu sua verdadeira paixão e talento, atuar.

Ele se inscreve numa peça de teatro, sem informar nada ao pai, e é selecionado pra fazer o papel principal; porém seu pai, que era tão duro quanto à escola, não concorda com a idéia do filho e manda-o desistir.

Incentivado pelo Sr. Keating, Neil conta a seu pai tudo que esta sentindo; seu pai então não concorda com a idéia do filho, mas também não o proíbe.

No dia da peça Neil fica surpreso ao olhar para o público e ver seu pai ali, assim como seus amigos e o Sr. Keating estavam. O pai de Neil mesmo assim fica zangado, e leva o filho pra casa onde comunica que vai mandá-lo para uma escola militar.

E então quando todos vão dormir, Neil, que estava insatisfeito com a notícia, suicida-se. Quando os amigos de Neil recebem a notícia da sua morte ficam chocados, e o Sr. Keating é ameaçado de expulsão quando um dos membros da sociedade diz ao diretor que a idéia foi dele.

Ao final do filme , quando o professor já havia sido expulso , Todd mostra que tudo o que ele havia ensinado não foi em vão e não abaixa a cabeça perante a ordem do diretor, mostrando que está ao lado do professor, logo vários alunos da sala fazem o mesmo levantam-se e pronunciam as palavras: “Óh capitão, meu capitão”. Ali estava começando uma nova era onde os alunos poderiam sim, fazer suas próprias escolhas.

Realmente um filme que mostra as possibilidades de escolhas próprias, e que todos que desafiam a sociedade na qual estão inseridos são discriminados e até mesmo punidos.

E nós como educadores podemos e devemos fazer com que os alunos tenham a oportunidade de tornarem-se cidadãos pensantes críticos e capazes de decidir por si próprios e não ser apenas mais um numero na sociedade para serem aceitos.

FACULDADE METODO DE SÃO PAULO

RELATORIO DO FILME A SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR ELCIO

FRANCISCA ADRIANA FONSECA DA SILVA RIBEIRO N-74

TURMA SPNH

10/2013

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »