TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio filme Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  1.639 Visualizações

Página 1 de 3

        ROTEIRO ANALITICO : SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (FILME)

                                QUESTOES:

  1. Descreva o ambiente onde a trama ocorre

A trama do filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” decorre em uma escola preparatória dos EUA, uma escola de excelência (a melhor), onde todo o ensino e’ padronizado, com regras rígidas de conduta, grandes quantidades de conteúdos escolares e grande exigência dos professores aos alunos. E’ nesse meio que quando um professor de inglês(ramo da poesia) se aposenta, entra um novo, “Mr. Keating”, que ensina poesia de forma pouco ortodoxa, ao mesmo tempo que quebra as regras de ensino da escola, e induz seus alunos a questionarem o meio em que vivem, conquistarem liberdade de expressão e também senso critico, fazendo isso por meio da poesia.

  1. Identifique como o conceito de “Dogmatismo” trabalhado no texto “O conhecimento”,

aparece no filme

        Uma vez que ter uma postura dogmática e’ crer em uma verdade única e absoluta, não podendo esta ser discutida ou questionada, tal conceito aparece no filme, uma vez que o novo professor de inglês tenta ensinar seus alunos o conteúdo de forma diferente, diferente do da escola ensinado tradicionalmente, oque causa bastante questionamento por parte dos professores e por parte dos próprios alunos.

        O conceito também aparece quando um dos personagens principais, “Neil”, tenta mudar a ideia que o pai tem sobre o seu futuro como medico, mostrando sua performance em uma peca onde e’ aclamado com louvor, mas mesmo com a tentativa o pai ignora a opinião do filho e segue adiante a ideia de faze-lo medico.

  1. Como a ideia de reconstruir o caos, apresentada no texto “O Conhecimento”, aparece no filme.

A ideia de reconstruir o caos e’ apresentada no filme com a criação da “Sociedade dos Poetas Mortos”, uma vez que os alunos quebravam as rígidas regras de conduta da escola e saiam pela madrugada adentro ate um local especifico, onde recitavam poesias de autores de renome ou de autorias próprias. Deixavam a liberdade de expressão fluir. Também bebiam, fumavam, discutiam coisas proibidas na escola (futuro que os pais queriam), além de falar sobre mulheres (escola só para homens).

  1. No texto “O Conhecimento” verificamos que o conhecimento, como uma dimensão do ser humano, está estreitamente ligado ao “poder” e possibilita a transformação da realidade. Como esta afirmação pode ser relacionada ao filme?

Esta afirmação pode ser relacionada ao filme uma vez que os alunos, após algum tempo frequentando os encontros da madrugada, adquiriram um maior senso critico, além de um senso de liberdade própria. Tiveram o poder da liberdade sobre si mesmos, e assim puderam transformar a realidade a sua volta, uma vez que todos fizeram coisas que no passado por medo não fariam. Enfrentando a família em busca da própria felicidade e oque quer fazer com o seu futuro, se declarar a uma mulher, ter liberdade de expressão (“Nuwanda”), falar em publico por timidez extrema entre outras mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (28 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com