TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Atividades Complementares Presenciais

Por:   •  17/9/2023  •  Artigo  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC

RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ENOQUE LAURENTE DOS SANTOS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS 1

Resenha vídeo aula 1

Curitiba/PR

2023

ENOQUE LAURENTE DOS SANTOS

TÍTULO:ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS 1

Resenha vídeo aula 1

Trabalho apresentado para a Disciplina Atividades complementares presenciais I, pelo Curso de Técnico de Qualidade a Escola de Educação Senac Rio Grande do Sul), ministrada pela Prof.ª Janaine Santos Lopes.

Curitiba/ PR

2023

SUMÁRIO

1 CONTEXTUALIZAÇÃO COM O MERCADO E PERFIL PROFISSIONAL        3

2 MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE NIVEL TECNICO DA AREA DE QUALIDADE        3

3 ATUAÇÃO E ATIVIDADES DO TECNICO DE QUALIDADE EM DIVERSOS SEGMENTOS        4

4 O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES        4

5 CASE DE SISTEMA DE QUALIDADE        5

6 METODOLOGIA E HISTORICO DA QUALIDADE        5

7 CONCLUSÃO        7

1 CONTEXTUALIZAÇÃO COM O MERCADO E PERFIL PROFISSIONAL

Falar em qualidade é abrir um grande leque em conceitos, informações, procedimentos, melhorias e entre outros termos que podemos usar. Sabemos que a qualidade só veio ter uma relevância, após os três últimos acontecimentos que foram a revolução industrial e as duas grandes guerras. Com isso, o mundo, principalmente o Japão, foi o país exemplar para mostrar até hoje que com as ferramentas certas, se consegue até erguer um país.

O legado que Deming e Juran deixaram ao mundo, foi que é necessário realizar o controle da qualidade em todas as etapas e o planejamento junto com as melhorias, contribui para novos métodos aplicados até hoje. Sem eles e os demais gênios da qualidade, nosso mundo estaria engatinhando sobre os conceitos aqui abordados.

O mercado para o perfil profissional abrange grandes segmentos da indústria. Vendo por esse lado, as pessoas que queiram seguir essa profissão, aprende sobre gestão, elaboram procedimentos, manuais, relatórios, aprendem sobre não conformidades, analisa anomalias de produtos, e serviço para auditoria interna e externa. As atividades do profissional, não se restringe apenas em serviços ou produtos, mas todo aspecto do processo de produção.

2 MERCADO DE TRABALHO PARA O PROFISSIONAL DE NIVEL TECNICO DA AREA DE QUALIDADE

O mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade tem se mostrado promissor nos últimos anos. Com a crescente demanda por produtos e serviços de alta qualidade, as empresas têm buscado profissionais capacitados para atuar na gestão da qualidade e na implementação de sistemas de qualidade em seus processos.

Os profissionais de nível técnico da área de qualidade, têm um papel fundamental, na garantia da conformidade, junto com os padrões de qualidade e segurança, bem como na identificação e resolução de problemas relacionados à qualidade.

O técnico da área de qualidade, pode atuar em empresas de diversos setores, como indústria automotiva, farmacêutica, alimentícia, entre outras. Além disso, há uma demanda crescente por esses profissionais em empresas de consultoria e certificação da qualidade.

3 ATUAÇÃO E ATIVIDADES DO TECNICO DE QUALIDADE EM DIVERSOS SEGMENTOS

O técnico em qualidade é responsável por garantir que os produtos e serviços de uma empresa atendam aos padrões de qualidade estabelecidos.

A atuação do técnico de qualidade envolve: inspeção, controle, gestão e garantia de qualidade. Alguns profissionais, atuam sem uma capacitação técnica, isso ocorre de acordo com a qualidade vinculada a empresa. O profissional precisa ser capacitado, para poder encontrar uma forma de medir a eficiência e a eficácia das ações executadas.

 Na indústria, o técnico realiza inspeção em todo processo produtivo, enquanto, na prestação de serviços, executam processos de auditorias, gestão de qualidade e análises críticas. E podem atuar em diversos segmentos, sejam na empresa de grande ou pequeno porte.

A atividade de um profissional técnico exige uma boa preparação. Isso ajuda a diferenciar sua empresa de seus concorrentes. Para que os profissionais se destaquem em suas atividades, eles precisam de qualificação.

Um profissional pode atuar como auditor, inspetor e auxiliar de qualidade, direcionando as ferramentas de acordo com sua área de atuação. Em alguns perfis profissionais, consiste na formação de qualidades como proatividade, flexibilidade, adaptabilidade a diferentes situações, motivação para motivar a equipa, capacidade de comunicação, boa capacidade de comunicação, organização e entre outras.

4 O PAPEL DA QUALIDADE E SUA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES

A qualidade sempre está em busca de estratégia, para poder chegar nos objetivos e metas determinados durante o processo, e assim visando à melhoria do desempenho das pessoas, dos processos, dos produtos e do próprio ambiente de trabalho. A implementação da qualidade, beneficia principalmente a empresa, e é uma oportunidade de melhoria nos mais diversos aspectos, gerando diversos benefícios para o sistema como um todo. A qualidade e a certificação ISO oferecem oportunidades de melhoria em vários aspectos que podem beneficiar todo o sistema (colaboradores, investidores e proprietários, clientes, fornecedores, governo, sociedade e meio ambiente). A importância estratégica da qualidade em uma organização é muito relevante que, com a competitividade corporativa e o progresso tecnológico, a padronização efetiva levou as organizações a obter aceitação pública, otimizando os produtos e deixando os acionistas interessados em investir cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com