TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica-T 6

Monografias: Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica-T 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  2.124 Visualizações

Página 1 de 3

Profuncionário – Curso Técnico de Formação para os Funcionários

da Educação.

Técnico Secretaria Escolar

Desenvolvimento de Memorial Descritivo - M32013B

Tutor virtual : Alexsandra Brandão Marcon

Trabalho da disciplina: Relações Interpessoais: abordagem psicológica-T 6

Tutor virtual: Roberto Carlos Ribeiro

Aluno: Pedro Paes

Introdução:

Nesta disciplina estudamos uma área que nos interessa no dia a dia por vivenciarmos esta relação na escola, com diferentes pessoas com diferentes formações pessoais. Pudemos analisar saberes que nos serão de grande valia para nossa formação e colaboração na construção de uma escola de qualidade a todos. Colaborou para confrontar nossas ideias construídas em nossos anos de vida, ajudou-nos apresentando teorias sobre aspectos de um desenvolvimento psicológico onde nos levou a refletir o papel da escola e nosso papel na construção da cidadania e formação do sujeito.

Contribuição da disciplina:

A disciplina colaborou para melhoria de relacionamento, foram nos dado os aspectos de desenvolvimento psicológicos o papel da escola na formação do sujeito e suas relações. Através das concepções teóricas, analisamos o desenvolvimento das pessoas em relação a nossa realidade escolar e a importância para a relação educativa, não apenas formação pedagógica, mas psicológica a partir das experiências vividas. No principio trouxe certa expectativa por ver o termo psicologia, mas ao estudarmos deparamos com uma psicologia da educação. No início muitas teorias e conceitos e concepções, mas depois nos trouxe ao contato do dia a dia que temos diferentes formações pessoais, diferentes alunos, alunos especiais, com deficiências auditivas, motora, alunos com transtornos mentais.

Conclusão

Mostrou-nos como a psicologia colabora na formação pessoal dos educadores e de todos que trabalham no sistema escolar, no objetivo de construir uma escola com uma gestão democrática com acesso e permanência do aluno e garantia da qualidade na educação e uma nova consciência social de relações mais humanas, pois não há uma promoção por parte da educação governamental uma disponibilidade para profissionais da educação se qualificar a fim de estar preparados para o convívio diário com diversas situações e gêneros e diversidades de alunos, para acolher a todos de forma democrática e inclusiva. Uma das áreas que observamos que falta também é o conhecimento de técnicas de segurança e primeiro socorro. A disciplina que tem como objetivo a construção de uma gestão democrática, nos ensina as relações entre psicologia e a educação e as relações entre todas as pessoas que participam da escola, leva nos a refletir as possíveis transformações na escola, para formar o cidadão critico, ativo e participativo na sociedade, criando em nos compromisso e desejo de participar das mudanças sociais, com toda comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com