TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica

Exames: Memorial De Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  10.425 Visualizações

Página 1 de 2

ProFuncionário – Curso Técnico para os Funcionários da Educação

Memorial Descritivo III

Polo: Registro

Tutor Virtual: Cristiane Paschoali de Oliveira

Aluno: Mônica Sueli Seffrin Barroso Costa

Tarefa: 05

Disciplina: Relações Interpessoais: abordagem psicológica

Introdução

A disciplina Relações Interpessoais teve como objetivo apresentar construções teóricas sobre aspectos do desenvolvimento psicológico a fim de permitir uma reflexão sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da cidadania e também na formação do indivíduo.

Principais contribuições da disciplina em minha rotina de trabalho

A disciplina Relações Interpessoais me proporcionou um questionamento sobre a relação existente da psicologia com a educação, aprendizagem e o desenvolvimento do sujeito. Também contribuiu para o aprendizado das diferentes concepções de desenvolvimento e aprendizagem, noções de estágios em psicologia do desenvolvimento, o papel do educador na formação da personalidade do aluno, disciplina e motivação, o papel da mídia na escola, educação inclusiva, relações interpessoais e gestão democrática. Todo o conteúdo foi importante para que eu percebesse que a psicologia é uma ciência que está presente em nosso dia a dia. Como fazemos parte da escola, temos que assumir o papel de educadores, precisamos ter uma formação psicológica levando em consideração os diferentes tipos de conhecimento, sendo também necessário que reconheçamos a própria experiência vivida em outros contextos sociais para a construção do conhecimento sobre as relações interpessoais.

Conclusão

Esta disciplina possibilitou o entendimento de que psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais para aprendermos a lidar com as pessoas e as situações apresentadas. Verificamos que é necessário que vejamos o desenvolvimento como um potencial a ser alcançado e que ele está intimamente relacionado com a aprendizagem, um dependendo do outro. Contribuiu também para o entendimento das relações interpessoais no ambiente escolar, que devemos levar em conta os diferentes tipos de conhecimento, sabendo que estamos sempre adquirindo novos conceitos e mudando a maneira de entender o mundo. Percebi que a escola é muito importante enquanto espaço de formação de pessoas e não somente um local de transmissão de conhecimentos, é também formadora da personalidade de todos que nela se encontram, sendo importante que nos percebamos como sujeitos em desenvolvimento em qualquer ciclo de nossas vidas.

Referências bibliográficas

Apostila rede e-Tec Brasil – Relações Interpessoais: abordagem psicológica. Pedroza, Regina Lucia Sucupira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- São Paulo. UFMT- Cuiabá-MT 2012. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 4.ed atualizada e revisada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com