TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Sindicais

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.761 Palavras (20 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

                        Tecnologia Gestão de Recursos Humanos

VANESSA APARECIDA BAZIOTTI

RA: 9932571394

                     

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

Hortolândia – SP

2015

VANESSA APARECIDA BAZIOTTI[pic 3]

DESAFIO PROFISSIONAL DAS DISCIPLINAS: SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, RELAÇÕES SINDICAIS E NEGOCIAÇÕES TRABALHISTAS.

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho, Técnicas de Recrutamento e Seleção e Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, no Curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade/Faculdade Anhanguera turma 3ª série, sob a orientação da Prof.a Joziane Almeida.

Hortolândia - SP

Abril/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................

PASSO 1 ..............................................................................................

PASSO 2  .......        

PASSO 3         

PASSO 4  ....        

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................

INTRODUÇÃO

A Empresa a qual é descrita nesta produção é a Lopes & Lopes. Uma Empresa da área de Construção Civil, que passa por desentendimentos com seus colaboradores, devido a aumento na jornada de trabalho e problemas com a segurança no local de trabalho.

Elaboramos uma proposta, a fim de cessar uma greve organizada pelos colaboradores, onde reivindicam além de melhores condições de trabalho, um reajuste imediato nos salários, meses antes que antecedem ao dissídio da categoria.

Esta proposta agrega o planejamento para recrutar novos funcionários, destaca o que ocorre e porque acontecem os desligamentos constantes nessa empresa, quais os cargos que há maior rotatividade, custo de contratação de funcionários e quantidade de cargos a serem preenchidos.

Há também a sugestão para treinamentos e desenvolvimento de todos os envolvidos na empresa, com o intuito de conscientizar a todos sobre a prevenção dos acidentes de trabalho, o uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, para que sejam reduzidos os problemas com acidentes, já que a área da construção civil é a que é um dos segmentos que mais emprega pessoas. Neste cenário também é uma das áreas onde ocorrem mais acidentes de trabalho , pois nela estão as atividades que expõem muito o trabalhador a situações de riscos, como esforços repetitivos, altura, altos ruídos, exposição ao sol e calor e etc.

Com essa proposta, fica a expectativa de que os colaboradores retornem ao trabalho, e que o empregador cumpra tudo o que foi proposto.

 

Passo 1

- Levantamento referente aos cargos que sofrem maior desligamento.

A Empresa Lopes & Lopes, que atua no mercado da Construção Civil, vem passando por um momento de crise, onde seus colaboradores resolveram entrar em greve por conta das condições de trabalho, que se agravou com o acidente de um dos seus companheiros.

O setor de construção civil vem enfrentando nos últimos anos diversos problemas quanto à falta de mão de obra qualificada, ocasionando a rotatividade de pessoal que, em função disso está buscando se aperfeiçoar cada dia mais para se manter no mercado. Com isso, a Empresa Lopes & Lopes também está com dificuldades em manter seus colaboradores, gerando um desgaste maior nos que estão trabalhando no momento.

O setor de Recursos Humanos junto com o Departamento De Pessoal, realizou um levantamento para verificar em quais cargos e funções ocorreram maior desligamento de colaboradores na Empresa Lopes & Lopes, e foi detectada a seguinte situação:

- Maior desligamento ocorre nos cargos de Mestre de Obras (quem coordena a equipe), e com os colaboradores que trabalham diretamente no canteiro, executando as funcões, como: pedreiro, carpinteiro e servente de obras.

- Foi verificado que, o desligamento maior ocorre com os funcionários terceirizados. Em média, 80% (oitenta por cento) dos desligamentos que ocorre na Lopes & Lopes, são desses colaboradores.

- Os desligamentos ocorrem principalmente pelas condições de trabalho que os funcionários são submetidos: Trabalho em excesso (jornadas de trabalho muito longa), falta de equipamentos adequados, baixo salário entre outros.

Nesse levantamento, ficou claro a necessidade de adequar o quadro de funcionários com a realidade da Empresa, observando que deverá haver algumas mudanças em relação à contratação dos terceirizados para evitar essa rotatividade.

- Planejamento para Recrutamento e Seleção.

Devido à grande escassez de colaboradores, a rotatividade e a necessidade de supri a falta de mão de obra na Empresa Lopes & Lopes, foi feito um planejamento total para recrutar e selecionar colaboradores capacitados para executar algumas funções, que no momento faz com que uma crise se agrave com uma greve dentro da organização.

Como o setor que mais há desligamento é o operacional (mestre de obras, pedreiro, carpinteiro e servente de obras), e a maioria desses funcionários são contratados pela terceirizada, segue abaixo o número de colaboradores que será necessário contratarem para equilibrar a demanda de trabalho x número de colaboradores, e os gastos que a Lopes & Lopes terá com os novos colaboradores:

- Deverá ocorrer a contratação de 25 (vinte e cinco) colaboradores, nessas áreas para garantir a melhoria na distribuição dos serviços, sem gerar carga extra a alguns colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com