TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre o indivíduo e o social

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

Relações entre o indivíduo e o social

Somos o produto do meio em que vivemos. E, ainda assim é a personalidade unica de cada indivíduo que forma esse meio. O processo de formação da psique humana é dinamico e continuo, desde o seu nascimento até a sua morte. Somos influenciados pelo meio familiar e social que nos cerca, do qual fazemos parte e com o qual interagimos com nossa personalidade e identidade; ao mesmo tempo em que essa personalidade e identidade é moldada e alterada por esse meio social dinamico.

Como se estivéssemos em um caldeirão em constante mutação e movimento. Como se fossemos um reflexo do universo pulsante que nos cerca, em sua eterna recriação.

Nossa Psique e nosso comportamento estarão sempre sendo influenciadas pelo meio social em que estamos inseridos. Nossos determinantes internos – as pulsões, instintos, caracteristicas herdadas estarão sendo influenciadas e ao mesmo tempo influenciando as determinantes externas – sociais, culturais, históricos ideológicos.

A sobrevivencia ao meio social nos leva a essas mudanças. Temos que nos moldar ao meio social para sobrevivermos.

Complexidade do viver coletivo

Do texto “Determinismo e Liberdade: uma conciliação possível”:

“Vem-me à mente um texto do sociólogo Peter Berger que expressa, de uma forma metafórica mas elucidativa, esta questão...”

“Localizamo-nos na sociedade e assim reconhecemos nossa própria posição, determinada por fios sutis. Por um momento, vemo-nos realmente como fantoches. De repente, porém, percebemos uma diferença decisiva entre o teatro de bonecos e nosso próprio drama. Ao contrário dos bonecos, temos a possibilidade de

interromper nossos movimentos, olhando para o alto e divisando o mecanismo que nos moveu. Este ato constitui o primeiro passo para a liberdade (BERGER, 2004).”

Não podemos nos esquecer, que o indivíduo começa a se relacionar com o social desde que sai da casca do ovo. Seu primeiro relacionamento se dá através de sua familia. Será através desse relacionamento que será assentada a sua base psicossocial, com a qual conviverá e que será parte do seu “Eu”, por toda a sua vida.

Através do seu contínuo interrelacionamento (determinantes externos) com a sociedade, através da escola, do trabalho, dos vizinhos, da constituição de uma nova familia (ou não) é que se dará o continuo moldar de sua personalidade através da sua vida.

Sua personalidade e identidade serão forjadas através dos choques decorrentes desse seu conviver, desse seu relacionamento com o mundo externo, ou seja, com a sociedade em si, com todas as suas formas de expressão: politico, cultural, histórico, religioso.

Exemplos do cotidiano

Imaginemos, nos transferindo para um outro pais, ou ambiente diferente do nosso, no sentido cultural, politico e religioso; tentemos imaginar como reagiriamos neste novo ambiente, com seus costumes, sua maneira de viver e de compreender o “mundo externo”. Teríamos que recomeçar a aprender a viver neste novo mundo, pois teriamos que dar ‘um tempo”, para o nosso “Eu”,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com