TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancia Do Processo De RH

Artigos Científicos: Relevancia Do Processo De RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

TEMA: Relevância do planejamento dos processos de RH 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática.

Nota-se que o profissional esteja à frente do tempo pronto para enfrentar os desafios e o mercado do século XXI. É claro que o empreendedor também deve ser inserido no sistema global desse novo mercado contemporâneo.

Numa determinada empresa a seleção só é eficaz quando acontece de forma planejada, isso significa que na hora de selecionar as pessoas tem-se que verificar vários subsídios para que no futuro a organização consiga satisfazer a clientela que busca produtos inovadores e de qualidade.

Nesse contexto irá ser discutido a organização da área de Recursos Humanos da empresa da família Bertocci, e todo o processo necessário para o recrutamento e seleção dos cargos: recepcionista e caixa.

É importante que a organização apresente estratégias ao selecionar as pessoas para o ingresso na mesma e quais os recursos necessários ao enfrentar o mercado altamente competitivo. Entretanto, em todo lugar pode surgir conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam até fator de crescimento se forem trabalhados através do debate conduzido da maneira certa e na hora certa.

Assim, a elaboração desse trabalho é também fazer uma análise de como está sendo o desenvolvimento das rotinas trabalhistas, a realização de um Plano Anual, a Remuneração – Políticas de cargos e salários, além de propor uma pesquisa mais profunda que servirá para os profissionais como um estudo acerca do estudo em questão.

TEMA: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

A empresa da família Bertocci deve propiciar uma ação que satisfaça a todos os envolvidos nesse processo de conquista globalizada, já que adotar mecanismos de destaque pode assustar ou não os administradores das empresas.

Segundo Moreira (1999, p. 28, apud, Ourides, 2006, p.03), que conceitua ética empresarial como “o comportamento da empresa entendida lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)”.

Um dos maiores obstáculos nas Organizações Contemporâneas é lidar com a ética e a comunicação interna, lembrando que ela é a essência do relacionamento humano, pois a comunicação é meio de se trocar mensagens umas com as outras.

Sendo assim, a família Bertocci, será estruturada a partir de dois cargos o de recepcionista e o de caixa, o Supervisor de RH terá a responsabilidade de executar as seguintes atividades: descrever os cargos de recepcionista e de caixa com o método de recrutamento interno, isto é, cabe a ele realizar o recrutamento e seleção do pessoal, analisar os direitos trabalhistas em relação aos novos trabalhadores e a criação do plano de auditoria anual.

Por ser um procedimento administrativo deverão ser descritos e analisados a realização de entrevistas para ambos os cargos internos, será selecionado candidatos que apresente uma postura adequada, com desenvoltura e prática para a atividade em questão, sendo que a divulgação dos resultados será por meio do jornal da cidade.

O recrutamento e seleção devem ser visto pelo Supervisor de RH como algo importante e de extrema necessidade para a organização contemporânea, pois a sociedade atual é bem organizacional, dessa maneira necessita de mais estratégias relacionadas ao RH e uma entrevista bem elaborada poderá definir o perfil do candidato aos cargos em questão.

O processo de Recrutamento e Seleção para os Cargos de visam uma postura bem formal, nada de roupas decotadas ou indevidas, vocabulários inadequados, comportamentos exagerados, deve ser observado desde as questões éticas, sociais, econômicas e a experiência profissional. Assim, o tópico básico é análise do curriculum e uma entrevista.

O primeiro tópico que é a análise do curriculum permite visualizar a bagagem e experiências do candidato além de fazer uma pré-seleção se ele é compatível com os objetivos da família Bertocci. O segundo que é a entrevista uma forma informal de conhecer os candidatos e fazer um diagnóstico do seu perfil profissional.

Para fazer a seleção recepcionista ou caixa algumas perguntas devem ser feita ao entrevistado tais como: Quais é seu objetivo profissional? Qual a última atividade que você exerceu? Por que saiu do seu último emprego? O que espera do seu futuro profissional? Possui experiência no cargo pretendido? Como você costuma trabalhar com as pessoas? Que dificuldade você encontra ao realizar esse tipo de atividade? Quais são suas principais habilidades?

O que você sabe sobre nosso salão? Quanto espera ganhar? Fale um pouco de você? Possui cursos na área? Você tem dificuldade de trabalhar com que tipo de pessoas? Tem alguma sugestão para o melhoramento na rotina de trabalho? Possui alguma restrição quanto a nossa carga horária de trabalho?

Assim, o salão pode apresentar o seu plano de cargos e salários da seguinte forma:

Para o cargo de recepcionista a mesma deverá receber o cliente, entregar ficha cadastral para cliente novo, fazer contato por telefone, agendar atendimentos, encaminhar o cliente para o profissional, incluir informações no sistema de cadastro, preencher a comanda conforme necessidade do cliente, encaminhar o cliente para sala de espera e oferecer café, etc.

Em alguns casos se a recepcionista passar um uma espécie de treinamento poderá substituir o caixa.

Já a função caixa deverá abrir o caixa e receber o troco do início do dia das mãos do gerente adm-financeiro; receber a comanda, inserir as informações no sistema, informar o valor para o cliente efetuar o pagamento, recebe o pagamento, emite recibo ou nota fiscal; executa o pagamento e vales dos funcionários; executa o pagamento das contas (luz, água, terceiros, ouros) e eventualmente o caixa através de treinamento substituirá a recepcionista.

Assim, o Supervisor de RH fez as seguintes descrições para os 02 cargos:

A Descrição de Cargo da recepcionista:

Área: Recepcionista Interno; Salário: R$ 1.000,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com