TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Dissertações: RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.463 Palavras (10 Páginas)  •  1.532 Visualizações

Página 1 de 10

RELEVÂNCIA DO PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS DE RH

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para requisito de obtenção de crédito no portifólio individual.

Introdução

O objetivo desse trabalho é integrar teoria e prática, através dos conteúdos estudados nas diciplinas do semestre que são: Auditoria em Recursos Humanos, Legislação e Rotinas Trabalhistas e Recrutamento e Seleção e Remuneração. Sera usado o perfil de uma empresa como base de desenvolvimento. É um salão de beleza da Família Bertocci na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo com 30 anos de prestação de serviços ao cliente, tendo a frente Três irmãos, Alemão, Néia e Tiago. Sendo o mesmo com problemas administrativos, necessitando separar as finanças pessoais da empresa; personalizar o ambiente; definir rotinas; implantar controles; definir funções e responsabilidades; organizar os processos e contratar pessoas que faltam no quadro de funcionários. Já havia sido feita a definição de funções de cada cargo e tambem o mapa do processo do salão. Neste trabalho sera feito a organização da área de recursos humanos, planejando o recrutamento e seleção de pessoal, definindo estratégias e políticas de remuneração, analizando questões de legislação e práticas trabalhistas e por último realizar um Plano de Auditoria anual.

Recrutamento e Seleção O método de recrutamento utilizado é o externo possibilitando a inclusão de novas personalidades e talentos, e será feito pelo gerente da área operacional, pois o mesmo tem conhecimento dos cargos e das funções a serem preenchidas. A divulgação das vagas será feita no próprio salão e em um jornal da cidade com um endereço de email por onde serão enviados os currículos a serem selecionados. Foram escolhidos dois cargos: cabeleireiro e manicure.

Haverá primeira a seleção desses currículos enviados pelo email escolhendo os que melhor se encaixam com as vagas, dando preferência aos com experiência comprovada de no mínimo seis meses e com treinamentos realizados com certificado. Após essa seleção serão chamados os candidatos para a entrevista e posteriormente um teste prático pra melhor visualização da capacidade técnica dos mesmos.

Serão feitas algumas perguntas na entrevista como: Por que deixou o emprego anterior? Qual é a sua pretensão salarial? Como você interagia com seus superiores e funcionários? O que melhor o qualifica para o cargo em questão? Quanto tempo levará para que você comece a fazer contribuições importantes? Do que você gostava e não gostava no seu emprego anterior? Qual era seu salário no emprego anterior? O que você gostaria de me contar sobre você mesmo? O que você faz no seu tempo livre? Quais são as suas metas profissionais para os próximos cinco anos? Quais são suas maiores forças e fraquezas? O que o motiva ao trabalho? Você prefere trabalhar sozinho ou em grupo? Que providências você esta tomando para atingir suas metas? Por que deveríamos contratá-lo? A intenção dessas perguntas é ver o que o candidato trouxe de bagagem do emprego anterior, como experiência técnica, convívio interpessoal e saber se a pretensão com a empresa é a mesma da empresa com o candidato. A entrevista não será estruturada possibilitando ao entrevistador flexibilidade de abordar pontos de interesse à medida que surgem e será técnica fazendo um levantamento dos aspectos técnicos, experiências profissionais e habilidades. Para uma boa entrevista a postura do selecionador é fundamental, demonstrar respeito pelo candidato, empatia, começar com perguntas simples, formular as perguntas de forma simples, objetiva e com naturalidade. Outro ponto importante é estar atento a tudo que o candidato diz e não demonstrar espanto ou admiração por qualquer das suas respostas, fazer anotações de palavras-chaves evitando grandes escritas que podem desviar o foco do contato visual com o candidato, para serem posteriormente resgatadas. Na entrevista manter sempre o contato visual, evitar interromper demais o candidato, esclarecer informações de duplo sentido e evitar julgamentos precipitados.

Remuneração – Política de Cargos e Salários. Cargo: Cabeleireiro. Setor: Operacional. Descrição sumária do cargo: Realiza procedimentos indicados na comanda passado pelo auxiliar. Frequência: diária. Descrição detalhada das funções: Realiza os procedimentos como cortes, tinturas, hidratações, alisamentos, modelagem e cauterizações de cabelos. Mantém atualizado o estoque, repassando sempre para o responsável por compras os produtos que estão acabando. Requer experiência em tinturas e cortes além de treinamentos realizados com cuidados de cabelos. Recursos usados: secadores, pranchas, modeladores, pincéis, pentes, escovas, tesouras, tintas e produtos para cabelo. É subordinada ao Gerente Operacional e aos sócios. Objetivos do cargo: atender aos pedidos dos clientes de forma a satisfazer as suas necessidades, sempre com bom humor, educação e precisão.

Cargo: manicure. Setor: Operacional. Descrição sumária do cargo: Realiza procedimentos indicados na comanda passado pelo auxiliar. Descrição detalhada das funções: Serviço de manicure realiza procedimentos como pintura, desenho artístico em unhas, retirada de produtos antigos, corte e modelagem de unhas e também esfoliação dos pés e das mãos. Requer experiência em desenho artístico e pintura de unhas assim como treinamentos de higiene de materiais reutilizáveis e pintura. Recursos utilizados pela manicure: esmaltes, tintas, vasilhames e pincéis especiais, cortadores, materiais para retirada de produtos e aparelho de esterelização de materiais. É subordinada ao Gerente Operacional e aos sócios. Objetivos do cargo: atender aos pedidos dos clientes de forma a satisfazer as suas necessidades, sempre com bom humor, educação e precisão.

Os dois cargos escolhidos: cabeleireiro e manicure, assim como todos os outros cargos da empresa fazem parte de um ideal da empresa que através da divisão de lucros anualmente feita motiva-os sempre a atender bem e com qualidade os clientes do salão. A empresa garante a qualidade fornecendo treinamentos aos seus colaboradores de seis em seis meses.

PISO SALARIAL- R$ 678,00

Cabeleireiros- R$ 1.746,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com