TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relátorio

Por:   •  25/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da aula prática realizada no dia 04/9/2015, com o tema: Módulo de Finura (MF)

Objetivo:

O objetivo deste trabalho é determinar a finura do cimento através do módulo de finura para medir as partículas do cimento e observar sua reação e resistência mecânica.

Materiais e equipamentos utilizados:

Amostra de cimento 50g (+- 0,05g)

Uma balança de precisão

Uma peneira de 0,075mm

Uma máquina de vibração com tampa e fundo

Um pincel

Roteiro Simplificado para o módulo de finura:

1º Passo: Pesamos a amostra do cimento com uma vasilha tampada e taramos a balança.

2º Passo: Colocamos a amostra pesada sobre a peneira de 0,075 mm. Tampamos a peneira e colocamos uma vasilha em baixo da peneira para aparar o cimento peneirado.

3º Passo: Ligamos a máquina para peneirar, deixando-a trabalhar por cerca de 3 a 5 minutos

4º Passo: Pesamos o resíduo.

A finura do cimento é marcada pelo tamanho máximo do grão ou pelo valor da superfície específica, que é a soma das superfícies dos grãos contidos em um grama de cimento. A finura determina a velocidade das reações de hidratação do cimento e influencia na qualidade da pasta, argamassa e concreto. O aumento da finura melhora a resistência, diminui a exsudação, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos.

O cimento utilizado na aula prática foi o CPII E32. Encontramos o módulo de finura igual a 234,72%, muito diferente do resultado esperado =<12%. Acreditamos que o resultado encontrado através do módulo de finura não foi um resultado real e satisfatório, pois junto à nossa falta de experiência, realizando o experimento pela primeira vez, sem a perícia de laboratório necessária, o cimento estava totalmente mal acondicionado, estando na faculdade desde o mês de julho, armazenado de forma inapropriada, reagindo com a umidade do ar contida na sala. Além disso, para um resultado mais satisfatório e confiável, era preciso realizar mais ensaios para que a partir dos resultados, fosse obtida a média desses valores e assim o valor do módulo de finura. Entretanto não repetimos o experimento e fizemos apenas um ensaio.

Assim, visto a importância do cimento em uma obra, como base de uma construção civil, verificamos a necessidade de um bom acondicionamento do cimento, para garantir sua qualidade e resistência, bem como a qualidade da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com