TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Revolução Dos Bichos

Pesquisas Acadêmicas: Resenha - A Revolução Dos Bichos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: A Revolução dos Bichos – George Orwell

O livro de George Orwell que será analisado é o “A Revolução dos Bichos”. O lançamento foi realizado no ano de 1945. Companhia das letras, 1ª Edição [2007], 147 páginas.

Nascido em 1903 na Índia, George Orwell (cujo nome origina é Eric Arthur Blair) estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Foi um dos maiores escritores do século passado com títulos que ficaram famosos no mundo todo como o próprio “A Revolução do bichos” e “1984”, já prevendo o que seria a vida sem privacidade do homem nos tempos de hoje.

Revolução dos bichos é uma fábula irônica que conta a história de uma granja onde os animais tomam o poder e formam seu próprio governo, o que por fim, se converteu em uma tirania totalitária. Os animais, que não aguentavam mais a convivência com os humanos, resolveram se revoltar, para assim mudar a hierarquia e conquistar o poder da granja. Liderados pelos ideais do porco “ancião”, ficou estabelecida a sociedade igualitária.

A sociedade igualitária que foi idealizada e anunciada pelos porcos tinha um claro objetivo: fazer com que todos os animais vivessem do mesmo modo (similar a proposta socialista soviética). O tema principal da obra é o abuso do poder, e como as pessoas se corrompem para adquiri-lo. Sendo assim, os porcos, idealistas da Revolução, usam seu poder para manipular e enganar os outros animais, afiançando assim seu controle sobre eles. Conquistando os outros animais com os ideais de que todos eram semelhantes, os porcos se aproveitaram e passaram a adotar medidas totalitárias.

A principal crítica que o livro traz é com relação aos modelos que o homem criou para governar e liderar. No momento que o autor escreveu, os dois principais eram o capitalismo e socialismo. Anos mais tarde, ambos sistemas econômicos-políticos, travaram uma guerra que ficou conhecida por “Guerra Fria”.

Embora a principal crítica seja ao totalitarismo politico, o livro também mostra que o sistema socialista não funcionou, nem mesmo com os animais. O regime que foi imposto na Rússia na Revolução de 17, mostrou ao mundo, que o sistema que aparentemente era o ideal, onde todas as pessoas tinham direitos iguais, não funcionou. Os líderes, sedentos pelo poder, abusavam deste, assim como os porcos fizeram na granja.

Outras obras também criticam o totalitarismo político da época são: “O caminho da servidão” de Friedrich Hayek, e “As Origens do Totalitarismo” de Hannah Arendt. Ambas explicam como o totalitarismo se organiza, suas bases e principalmente como através da propaganda e das palavras dos líderes, estes conseguem manipular as massas visando o poder e a dominação. Estas ações são muito similares às praticadas pelos porcos na obra do Orwell.

No sistema socialista não existe empresas (a não ser as estatais), não tem organizações com capital aberto, portanto não há possibilidade de realizar uma análise de investimentos, verificar o custo de capital, oportunidades de investir em carteiras de ações, portanto praticamente todos os conceitos que aprendemos na matéria de Gestão Financeira Avançada jamais poderiam ser aplicados.

O governo soviético, assim como em Cuba ou na Coréia do Norte, controla toda a indústria o que impossibilita a população de desenvolver uma cultura financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com