TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Evolução Dos Bichos

Artigos Científicos: Resenha: A Evolução Dos Bichos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA : A REVOLUÇÃO DOS BICHOS.

(GEORGE ORWELL).

Apesar de ter sido publicado na segunda guerra mundial ( em 1945), o livro a revolução dos bichos escrita por George Orwell, é uma fábula que utiliza animais para retratar numa historia atemporal , o poder na época, mas que nos permite perceber como funciona nos dias atuais a relação entre governo e sociedade. Orwell utiliza uma linguagem de fácil entendimento, até mesmo para as crianças apesar de não ser nada infantil e é compreendido por pessoas de várias faixas etárias, permitindo diversas interpretações, as pessoas que são mais entendidas de historia irão perceber que a fábula é uma sátira ao comunismo da época na União soviética e a política Stalinista, e que alguns personagens se referem às figuras políticas como Marx, Stalin e Trotsky. Algumas pessoas vão ler e com base do que foi narrado entender apenas ‘’a moral da historia’’, já outras vão conseguir perceber essa ligação política que acontecia durante esse período. O livro contém diversas metáforas, que nos deixam entender o que ocorre nos regimes totalitários.

A narrativa começa quando um porco já bem velho, o major , que mora na granja do solar, situada na Inglaterra reúne os animais que moram com ele para revelar-lhes um sonho que ele teve , onde eles não viveriam mais sobre a opressão dos humanos. Ele pensava que os animais eram auto- suficientes e capaz de conviverem entre si harmoniosamente, onde cada um desempenharia seu papel e ajudaria uns aos outros. Passado alguns dias, major morre mas os animais decidem implantar o ‘’animalismo’’sugerido por ele, e os porcos como eram os bichos mais inteligentes da granja se tornaram ‘’ os cabeças’’ assumindo a liderança. Eles organizadamente realizavam reuniões, com tudo planejado, cantavam um hino que criaram todos muito entusiasmados, e criaram também mandamentos a serem seguidos que consistiam em :

1) Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.

2) Qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas é amigo.

3) Nenhum animal usará roupas.

4) Nenhum animal dormirá em cama.

5) Nenhum animal beberá álcool.

6) Nenhum animal matará outro animal.

7) Todos os animais são iguais.

Os bichos expulsam o Sr. Jones, o proprietário da granja e passam a administrar o local e a trabalhar para seu próprio sustento, o local passa a ser chamado de ‘’granja dos bichos’’. Já que deixaram de ser explorados e privados pelos homens e tendo boas condições , tudo funcionou bem durante algum tempo, mas tomados por ambição , os porcos considerados superiores pelos outros animais e até por eles mesmos foram tomados pela ambição e começaram a desejar mais poder do que já possuíam . Começam a fraudar os mandamentos com privilégios em relação a comida e conforto, sempre justificando que essa necessidade era proveniente do trabalho intelectual que executavam. Com muita esperteza e astúcia , e um discurso que diziam estar sempre pensando no bem estar de todos, distorciam então a ideia inicial da revolução que todos eram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com